terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Administrador de Ceilândia se reuniu com o presidente do IBRAM para discutir melhorias para a cidade

Na última segunda (27) o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, se reuniu com o presidente do IBRAM – Instituto Brasília Ambiental, Nilton Reis, para discutir diversas situações relacionadas ao desenvolvimento e regularização de vários setores da cidade. Durante a conversa, foram abordadas questões como a erosão no Condomínio Privê e a legalização do Setor Habitacional Pôr do Sol.
 

Em relação à erosão no Privê, onde já foi controlada a contenção de águas pluviais, Ari solicitou licença para que se iniciem os trabalhos de prevenção a acidentes e extensão da cratera. “O primeiro passo para agilizarmos a regularização do setor é a revitalização do local afetado pela erosão e o controle da situação, para isso temos que seguir cada etapa, desde a autorização ambiental e o estudo demográfico da região, até a solução do problema” enfatiza o Administrador.

Em 2011 a Administração de Ceilândia retirou todo lixo que se concentrava ao redor da erosão, e cercou o local evitando acidentes e o acumulo de lixo nas proximidades.

Técnicos do Grupar - Grupo de Regularização de Parcelamentos do GDF, representantes da CODHAB - Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, e órgãos do DF participaram de uma vistoria e estudo sobre a erosão, no final do ano passado. Atualmente a Administração de Ceilândia junto aos órgãos buscam medidas para resolver o problema o mais breve.

Ainda no IBRAM, o administrador tratou sobre a regularização do Setor Habitacional Pôr do Sol, onde já existe um projeto urbanístico local, e discutiu um método para agilizar o processo de mudança da poligonal na região. Segundo o Administrador a população pode ficar tranquila, pois a Administração está dialogando com diversos órgãos do GDF procurando resolver o problema da melhor forma possível.

Em setembro de 2011, a Administração realizou reunião com os moradores do Pôr do Sol para acalmar a população e informar sobre o processo de legalização da região. Durante o encontro também participaram o secretário de obras, o presidente do IBRAM, o deputado distrital Chico Vigilante, o secretário de habitação, o presidente da CEB, representantes do Grupar e o Administrador de Ceilândia.

Os moradores situados em área de risco serão transferidos até o final do ano, a Administração de Ceilândia alerta a comunidade quanto a proibição de ocupação ilegal de terras na região, e conscientiza a todos quanto aos riscos e problemas causados pelas invasões.

Agora os moradores estão mais tranquilos e seguros, e acreditam em uma nova realidade.

Fotos: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX

BREGALÂNDIA

Ceilândia se prepara para grande festa em comemoração aos seus 41 anos

Há pouco mais de um mês para o aniversário da cidade, a Administração Regional de Ceilândia já planeja grande comemoração com o ritmo Brega, que promete agitar o mês de março.

A Administração trabalha um projeto ousado, resgatando a música brega, consolidando Ceilândia como pólo dos grandes eventos populares do Distrito Federal, já comprovado através das edições de outros grandes eventos, como o Carnaval e o Maior São João do Cerrado que acontece na região.

A “BREGALÂNDIA” deverá expor um imaginário romântico e tradicional (brega autêntico), através de grandes ícones nacionais desse gênero musical popular brasileiro, ao mesmo tempo polêmico e cativante, como Reginaldo Rossi, Amado Batista, Sidney Magal, Tom Cleber, Odair José e Júlio Nascimento, além de vários outros artistas locais, que fazem sucesso no Distrito Federal e diversas cidades.


O projeto do aniversário também inclui atividades esportivas, culturais e sociais que deverão acontecer em vários pontos da cidade. Serão vários tipos de atrações, para todos os tipos de públicos, todas com entrada gratuita, visando atender às necessidades de cultura e lazer da população ceilandense, levando cidadania aos moradores.
Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, a estimativa é que mais de 200 mil pessoas participem e festejem as comemorações. “Vamos fazer uma festa alegre e bonita, chique no último” brinca empolgado, “como morador de Ceilândia, sei do quanto que a nossa população merece essa festa. Também reconheço a riqueza da nossa cultura e dos artistas daqui, por isso temos que valorizar oque é nosso e mostrar nossa cara” enfatiza Ari.

Atualmente Ceilândia tem se destacado como pólo cultural do DF, sediando mega eventos e mostrando seu talento através dos grandes artistas da cidade. A Casa do Cantador, única obra de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto, hoje é sede de diversas apresentações populares, como festivais de cantadores, homenagens a ícones da música nordestina e diversas outras festas.

Em busca de elaborar um mega evento, com total estrutura e sem esquecer de nenhum detalhe, o Administrador já se reuniu na última semana com o secretário de cultura, Hamilton Pereira, (foto) para discutir as festividades e pedir o apoio do órgão na realização das mesmas.

A Administração de Ceilândia também criou uma logomarca comemorativa aos 41 anos da cidade (foto), assim como fez nos 40 anos, a logo deverá ser carimbada em todas as ações do aniversário.

Em breve será divulgada toda a programação do Aniversário.

Administrador discute o evento com o secretário de cultura


 Nova Logomarca, comemorativa aos 41 anos de Ceilândia


Foto: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX



Convite Feirantes

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Farmácia de Alto Custo de Ceilândia




Ceilândia Iluminada

Dando continuidade ao projeto "Ceilândia Iluminada", a Administração de Ceilândia entrega hoje para a comunidade a iluminação de mais duas entre quadras, uma na Ceilândia Norte (EQNM 24/26) e outra na Ceilândia Sul (EQNN 22/24).

A nova iluminação irá proporcionar aos moradores mais segurança e cidadania, facilitando a utilização de espaços públicos no período noturno. Agora, crianças, adolescentes, adultos e idosos poderão utilizar as praças, quadras de esporte e parquinhos infantis com maior tranquilidade.

Em breve novas quadras também serão contempladas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grito do Carnaval de Ceilândia agita a cidade

Os blocos carnavalescos Menino de Ceilândia, Asé Dudu e Mamãe Taguá, filiados a Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, realizam, com o apoio da Administração Regional de Ceilândia, Secretaria de Cultura e o Governo do Distrito Federal a temporada de ensaios para o carnaval 2012 com muito frevo, axé, samba, marchinhas e percussão.


A apresentação em Ceilândia e neste sábado dia 28 a partir das 12h, na QNN 02, estacionamento em frente à caixa d'água, Ceilândia Centro, venha participar com toda sua família.
 
Com a participação dos seguintes grupos e blocos:


- Banda Imagem
- Bateria Nota Show
- Percussão do Projeto Roda Viva
- Marcelo Café e Banda Expresso Jazz Samba
- Bloco Cana de Elite

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Programa Ceilândia Iluminada

Após anos de reivindicação da comunidade local, mais uma entre quadra irá anoitecer totalmente ilumidada em Ceilândia, os moradores já aguardam ansiosos e comemoram mais uma grande melhoria.

Nesta segunda (23/01) é a vez da EQNM 20/22 receber o benefício.

Mais qualidade de vida e segurança para a população de Ceilândia.

O programa “Ceilândia Iluminada”, iniciativa do GDF, Administração Regional de Ceilândia e CEB, já melhorou e implementou a nova iluminação em mais de 20 quadras da cidade.


A idéia é revitalizar a iluminação dos diversos setores, e instalar novos postes de luz com alta qualidade, propiciando cidadania com a utilização de espaços públicos no período noturno.

O projeto foi desenvolvido  no mês de maio do ano passado, quando uma praça na QNR 02, totalmente reformada e entregue a comunidade, não estava sendo utilizada no período noturno, por não existir iluminação qualquer.
De lá para cá, em média 70% dos locais que não havia nenhuma iluminação já foram beneficiados, no total mais de 20 quadras receberam a melhoria na primeira fase que aconteceu em 2011.

Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, a espectativa é de que mais de 100 quadras recebam o beneficio. “Já podemos notar a diferença quando andamos pelas ruas, as quadras poliesportivas e os kits academia sendo utilizados, as crianças brincando nos parquinhos,  esse é nosso compromisso, trazer mais qualidade de vida e segurança para nossa população” enfatiza Ari.

Veja a seguir as quadras que já receberam a nova iluminação durante a primeira fase:

QNR 2, QNR 4, EQNM 23/25, EQNM 21/23, QNM 16, CNN 16 Norte, CNN 01, EQNN 2/4, EQNN 3/5, EQNM 1/3, EQNM 17/19, EQNN 17/19, EQNM 2/4 e Pôr do Sol (próximo a escola classe 67).

A segunda fase do “Ceilândia Iluminada" começou na última quinta com a entrega da iluminação na EQNM 2/4, hoje esta sendo entregue a iluminação na EQNM 20/22, em breve as seguintes quadras também receberam o benefício:

EQNM 04/06, EQNM 24/26, EQNN 5/7, EQNN 19/21, EQNN 21/23, EQNO 1/3, EQNO 4/6, EQNO 3/5, EQNO 9/11, EQNR 3/4, EQNR 4/5, QNQ 3, QNQ 5, CNR 1, EQNM 3/5, EQNM 5/7, EQNM 7/9, QNN 14, QNN 20, EQNN 14/16 (via N1), QNN 18 a 22 (via N3), QNN 36 a 40 (via P1), EQNP 12/16, Via P5, QNM 18 a 26 (via M3), QNM 18 (Avenida Hélio Prates), QNM 1e QNM 2 (cruzamento da Via Leste) e revisão da iluminação de toda Avenida Hélio Prates.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Farmácia de Alto Custo em Ceilândia

O Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Saúde com apoio da Administração Regional de Ceilândia entregam a população a Farmácia de Alto Custo de Ceilândia, com atendimento que irá contemplar as regiões administrativas de Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Brazlândia e a própria comunidade local.
 
Com a nova unidade em Ceilândia, na Praça do Cidadão, situada na EQNM 18/20, a Secretaria de Saúde começa a descentralizar o atendimento dos 27 mil pacientes cadastrados da Farmácia de Alto Custo que funcionava apenas na estação do Metrô da 102 sul, o objetivo é transferir parte dos 1.500 atendimentos diários para o novo local e desta forma melhorar a distribuição dos 182 medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.
 
Com cerca de 500 metros quadrados a nova unidade foi totalmente reformado, a expectativa é de atender cerca de 8 mil pessoas, neste primeiro momento o trabalho de dispensação na farmácia será para os novos cadastros, as pessoas com o cadastro na Farmácia de Alto Custo da 102 sul, deve aguardar o término da pac, que tem validade média de 3 meses, e fazer o renovação da continuidade do tratamento na nova unidade.

ASSISTA O VÍDEO DA MATÉRIA

Vídeo: TV Globo

Ceilândia mobilizada para acabar com o analfabetismo

Nesta sexta-feira (20/01), o primeiro passo para ter a maior cidade do Distrito Federal livre do analfabetismo foi dado, com o apoio da Administração Regional de Ceilândia, a Coordenação Regional de Ensino da cidade realizou a primeira reunião de todas as regionais envolvidas no Programa DF Alfabetizado.

Esta administração recebeu aproximadamente 60 pessoas que representaram associações, prefeituras, igrejas e a comunidade em geral, todos comprometidos a colaborar com a política pública de erradicação do analfabetismo no DF e na Ceilândia até 1º de janeiro de 2014.


Os representantes da Subsecretaria de Educação Básica, Subsecretaria de Planejamento, Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, Coordenação Intermediária da Regional de Ensino, Coordenação do DF Alfabetizado Ceilândia e a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, concordaram, que está havendo um grande esforço da Administração Regional de Ceilândia em trazer para cidade grandes empresas, que já estão instaladas e outras que em breve estarão em funcionamento, mas o compromisso da Secretaria de Educação e a Regional de Ensino é melhorar a formação escolar da população de Ceilândia, onde hoje 70% não concluíram o ensino médio e 24 mil não sabem ler ou escrever.

A inscrição de alfabetizadores, tradutor-intérprete de libras e coordenador de turma, foi realizado por praticamente todos que participaram da reunião, onde várias dúvidas foram esclarecidas. As inscrições continuam até 25 de janeiro, procure a Regional de Ensino de Ceilândia e participe do Programa DF Alfabetizado - Juntos por uma nova história.

Maiores informações: 39013282 / 39013284 e
www.se.df.gov.br



Fotografias: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX



Asfalto novo em toda a Via Leste e calçamento na E. C 02

A semana foi muito produtiva para os trabalhos de revitalização da Via Leste Norte e Sul.

Depois de retirar mais de 2 toneladas de entulho das bocas de lobo na parte norte da via, na parte sul já foi feita a frisagem e já está sendo aplicada a manta asfáltica.
E na Escola Classe 02, que fica na EQNM 01/03, quando começar as aulas os alunos terão uma boa surpresa, pois está sendo colocada calçada em frente à escola.





Fotografias: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Desobstruções de bocas de lobo em Ceilândia

Com todas bocas de lobo desobstruidas o serviço de recapeamento da via Leste Norte inicia nesta segunda

Depois de uma semana de intenso trabalho de desobstrução de bocas de lobo, na via Leste Norte e nas entre quadras 5/7 e 13/15 do Setor O, que mobilizou 3 equipes e 9 caminhões desobstrutores e hidrajatos, será iniciado nesta segunda-feira (23/01).

O serviço de frezagem e recapeamento da via Leste Norte é de grande importância por ter um grande fluxo de veículos, ônibus e caminhões, a via vem apresentando uma das piores condições da cidade, o objetivo do serviço é eliminar com os buracos e irregularidades no asfalto.




Fotografias: Alex Miranda / Ascom RAIX



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seja alfabetizador, coordenador ou tradutor-intérprete de libras

Venha ajudar a acabar com o analfabetismo em Ceilândia

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

No Distrito Federal o GDF lança o DF Alfabetizado o programa de erradicação do analfabetismo é oriundo do programa federal, o objetivo é a criação de cerca de 500 turmas de 14 a 25 alunos em todo Distrito Federal.

A Administração Regional de Ceilândia e a Regional de Ensino da cidade promovem reunião de esclarecimentos e orientações para atuação como alfabetizador, tradutor-intérprete de libras e coordenador de turma do Programa DF Alfabetizado, questões como bolsa de ajuda de custo, carga horária, requisitos mínimos e prazo de inscrições estarão em pauta.

Convidamos os representantes de feiras, associações, igrejas, prefeituras, líderes comunitários e a comunidade em geral para participar da reunião que será o primeiro passo para alfabetizar os aproximadamente 24 mil analfabetos de Ceilândia.

Meta: 1º de Janeiro de 2014, Distrito Federal território livre do analfabetismo.
Data: 20 de janeiro (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Administração Regional de Ceilândia

Não deixe de participar, ajude nossa comunidade!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Semana do VTA em Ceilândia

Semana do Veículo de Tração Animal - VTA, ação realizada com a coordenação da Coordenadoria das Cidades juntamente com, Departamento de Transito - DF, Secretaria Agricultura, Instituto Brasília Ambiental, Universidade de Brasília, Batalhão de Polícia Ambiental e Administrações Regionais. É uma atividade de controle da saúde dos eqüinos e curso técnico de formação sobre as atividades desenvolvidas por condutores de VTA promovido pelas Instituições parceiras.


Objetivo inicial:

- Atender as recomendações do Decreto de Lei nº 27.122, de 28 de agosto de 2006, que trata do trânsito de veículos de tração animal nas vias públicas urbanas e faixas de domínio das rodovias do Distrito Federal.

- Inserir os trabalhadores de VTA no processo de desenvolvimento da cidade, por meio do conhecimento da legislação aplicada a atividade de carroceiro no DF, dos direitos e deveres a ela assistida;

- Quantificar e avaliar as condições de saúde dos eqüinos;

- Quantificar os condutores de VTA no DF, visando à criação de cadastro único dos Carroceiros no DF;

- Tratar das questões ambientais referentes à destinação final dos resíduos recolhidos pelos carroceiros condutores de VTA.

A Semana do VTA já ocorreu em várias Administrações Regionais.
Ceilândia - De 16 a 27 de janeiro de 2012
Entre os dias 16 a 20 das 9:00 às 12 horas, haverá vacinação chipagem e coleta de exames dos eqüinos e a partir das 14:00 horas será ministrado curso teórico. 

Entre os dias 23 a 27, a partir das 14:00 horas, será ministrado curso teórico.
AGENDA DO CURSO

- Relações humanas;
- Legislação de trânsito;
- Direção defensiva;
- Educação ambiental;
- Bem estar do animal;
- Prevenção de doenças;
- Casqueamento e alimentação.





Local: Administração Regional.

Estacionamento lotado, por carroças

Iniciou hoje na Administração Regional de Ceilândia o projeto de regularização do VTA - Veículo de Tração Animal e o Curso de Capacitação de Carroceiros, para condução e cuidados com os animais, aproximadamente 50 carroças, cavalos e carroceiros estão ocupando a área atrás da administração para a chipagem e a vacinação de seus animais.

Os carroceiros tem hoje e amanhã de 8h as 12h para realizar a chipagem e vacinação dos cavalos, no período vespertino inicia o curso teórico de trânsito e trato com o animal da primeira turma, os carroceiros serão convocados para participar de novas turmas, o curso ocorrerá até o dia 27 de janeiro.



Fotografias: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Recapeamento das vias, acaba com os buracos

A Administração Regional de Ceilândia, continua tomando medidas para colocar em boas condições de trafego das vias da cidade, veja:

- Aquisição de 700 toneladas de massa asfaltica;
- Equipes trabalhando diariamente no serviço de Tapa Buraco;
- Criação de linha direta para solicitação de tapa buraco, 34719850;
- Frezagem e recapeamento das vias principais;
- Limpeza e desobstrução de bocas de lobo;
- Aquisição de maquinários, como tratores e carretinhas para reforçar os trabalhos.

Após a frezagem e recapeamento da via Centro Norte sentido PSul/Taguatinga que resolveu o problema de buracos, inicia hoje o mesmo trabalho em toda via Leste Sul.

Já uma das vias que vem apresentando as piores condições da cidade, também receberá o serviço de frezagem e recapeamento, a Leste Norte, primeiramente receberá a limpeza das redes pluviais onde será utilizado 4 caminhões desobstrutores e hidrajatos, em seguida será implementado o novo asfalto.




Fotografias: Alex Miranda / Ascom RAIX

Curso de capacitação de carroceiros em Ceilândia

O VTA - Veículo de Tração Animal está recebendo atenção especial do Governo do Distrito Federal, a regularização e conscientização dos carroceiros, é de grande importância para a conservação da cidade, o trânsito nas vias principais e para o cuidado com os animais.

Após o cadastramento realizado pela Administração Regional de Ceilândia em agosto de 2011, através do programa Carroceiro Amigo que tem como slogan "Amigo da cidade, da comunidade e do meio ambiente", a Coordenadoria das Cidades promove o Curso de Capacitação de Carroceiros.


Nos dias 16 a 27 de janeiro, na Administração de Ceilândia, serão realizados de 9h as 18h a chipagem e vacinação de 290 cavalos e curso téorico para 148 carroceiros, com os temas:

- Relações humanas;
- Legislação de trânsito;
- Direção defensiva;
- Educação ambiental;
- Bem estar do animal;
- Prevenção de doenças;
- Casqueamento e alimentação.

A capacitação já foi realizada no Gama, Samambaia e Taguatinga, o objetivo é que todas as administrações regionais recebam o projeto, após a capacitação, o próximo passo é a autorização de condução para o carroceiro e o emplacamento da carroça para que o Detran possa fiscalizar a condução e a posse do animal.




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Obras emergenciais no Setor Habitacional Sol Nascente

O Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – IBRAM em atendimento a solicitação da Administração Regional de Ceilândia, tomou conhecimento da erosão de grande proporção, localizada no Sol Nascente – Trecho 3, que vem crescendo e aproxima-se das residências.

O conhecimento do fato motivou o órgão ambiental a emitir Autorização Ambiental nº 047/2011-IBRAM, permitindo assim a realização das obras emergenciais necessárias para conter o processo erosivo, que atualmente está avançando rapidamente em conseqüência das recentes chuvas.



Fotografia: Léo Barros / Ascom RAIX

Novos maquinários irão reforçar os trabalhos na cidade

A Administração de Ceilândia recebeu nesta segunda-feira (09/01) os equipamentos que irão reforçar a manutenção e limpeza da cidade, 4 tratores, 2 carretinhas, 2 trituradores, 10 roçadeiras costais, 2 roçadeiras e 1 mini trator cortador de grama.
A aquisição dos novos maquinários adquiridos por esta administração e o Governo do Distrito Federal custou aproximadamente 350 mil reais, a ajuda virá para atuar em diversas frentes e atividades que requerem força e agilidade, como limpeza de grandes áreas públicas e operação tapa buraco.


Fotografias: Alex Miranda / Ascom RAIX

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Balanço 2011, feiras e ciclovias = mais qualidade de vida

Nesta quarta matéria de balanço de 2011 a Administração de Ceilândia demonstra a preocupação com a qualidade de vida da população da nossa cidade.

Feiras, a cara da cidade

Uma prioridade da Administração Regional de Ceilândia no ano de 2011 e continuará sendo em 2012, é a revitalização das feiras da cidade.

Com um ano de muitas conquistas segundo os próprios feirantes, a maior delas a aprovação por unanimidade do projeto de lei nº 639/2011 do Poder Executivo que assegura a organização, a regularização e o funcionamento das feiras livres do Distrito Federal, a administração teve um papel importante neste processo, promoveu reuniões mensais com os presidentes das feiras e abriu as portas para ouvir as reivindicações, não perdeu tempo e está realizando a revitalização e reformas em todas as feiras da cidade.
 

Em 2012 dois pontos serão tratados com prioridade, a criação da primeira Feira de Produtos Orgânicos de Ceilândia com funcionamento previsto para a Feira do Guarapari e a regularização das chácaras da Gleba 4, INCRA 9.

A Administração de Ceilândia está buscando promover junto com os órgãos competentes o desenvolvimento rural, econômico e ambientalmente sustentável das atividades rurais da nossa cidade.
 
Construções de ciclovias

Atenta à importância de oferecer infra-estrutura e incentivar a construção de ciclovias nas nossas vias, em benefício à qualidade de vida da população o Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Obras, a Novacap e a Administração de Ceilândia estão viabilizando por meio da construção de ciclovias a mobilidade urbana, isso significa que os pedestres possam chegar aos principais pontos da cidade sem a utilização de veículos.  O objetivo é deixar a cidade mais humana, sociável, além de diminuir a poluição e preservar o meio ambiente.

Em 2011 foram entregues cerca de 25 KM dos 40 KM previstos no projeto, isso representa 60% do total, 4 km estão asfaltados faltando apenas a instalação dos meio fios. No próximo dia 16 será iniciado o asfaltamento da ciclovia da Via Leste Norte com conclusão prevista em 15 dias, salvo intempéries do clima.

Em breve será iniciado a construção do lote 2 que compreende toda via M1 Sul e Norte, o recurso já está garantido e aguarda a assinatura da ordem de serviço.
 

Fotografias: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX
 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Primeira delegacia vertical do DF será em Ceilândia

Considerando as pesquisas de opinião como fonte confiável, podemos afirmar que juntamente com o desemprego, a segurança pública é o fator de maior preocupação do cidadão, devendo ser tratada com zelo e responsabilidade.

O Governo do Distrito Federal tem tratado a segurança como prioridade, Ceilândia tem recebido uma atenção especial, segundo divulgação das últimas estatísticas a cidade teve uma diminuição em 2011 de 34% em furtos e roubos comparado com 2010.

A cidade é atendida por quatro delegacias de polícia:
15ª DP, situada na QNM 02 – Ceilândia Centro;
19ª DP situada na EQNP 15/19, Setor “P” Norte;
23ª DP, situada na EQNP 30/34, Setor “P” Sul;
24ª DP, situada na EQNO 10/12 – Setor “O”.

Nesta sexta-feira (06/01) em reunião entre o Diretor da Policia Civil Dr. Onofre de Moraes, a Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda - Sedest Arlete Sampaio e o Administrador de Ceilândia Ari de Almeida, ficou definido o local da nova sede da 15ª Delegacia de Policia que será a primeira delegacia vertical do Distrito Federal.


A implantação será na QNM 16 em Ceilândia Norte, a área será cedida pela Sedest, onde hoje é um campo de terra e ao lado do Centro de Saúde nº 5, o futebol amador receberá em contrapartida um novo campo desta vêz de grama sintética em Ceilândia Sul, com as novas instalações a delegacia além de atender com maior comodidade as pessoas vítimas de violência, o local irá solucionar o problema onde aproximadamente 50% da delegacia está ocupando área publica.


Serviço:
15ª Delegacia de Polícia de Ceilândia
QNM 02 AE Conjunto G/H
CEP.: 72.210-020
Telefone: 3471.8400 / 3471.8428
Email:
dp15_delegadochefe@pcdf.gov.br


Fotos: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX



Ano inicia com obras

Urbanização, esporte, lazer e iluminação. Ceilândia  entra em 2012 com obras a todo vapor e com várias outras programadas, todas elas para dar suporte à qualidade de vida da população.

Veja como está o andamento de algumas delas:

- Instalação de abrigos de ônibus na Praça da Bíblia.



- Reforma de calçadas na Expansão do Setor O, via NM3



- Construção de calçadas no P Norte



- Construção de via de ligação Ceilândia - M Norte



- Construção de estacionamento e revitalização da praça na QNM 22/24 Ceilândia Norte



- Construção de quadra poliesportiva na QNM 4/6 Ceilândia Norte



- Operação Tapa Buraco em toda cidade



- Asfaltamento das vias do Setor de Industria de Ceilândia



- Inicio das obras de duplicação da via O1



Fotos: Alex Miranda / Ascom RAIX

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Social e Tapa Buraco no balanço de 2011

Na terceira matéria da série, balanço de 2011, é abordado dois assuntos, um dá assistência as pessoas e outro as nossas antigas vias.

Responsabilidade Social

A Diretoria Social da Administração de Ceilândia no ano de 2011 teve um trabalho intenso para atender a comunidade carente e em situação de risco da cidade, com um serviço qualificado e humanizado realizou diversas visitas domiciliares, orientou e encaminhou pessoas para benefícios e outras políticas públicas, participou de programas de socorro à população em situação de calamidade pública e distribuiu kits escolares, colchões e agasalhos pela Campanha Ceilândia sem frio, além de cestas emergenciais e muitos outros serviços.

Promoveu eventos com caráter social que reuniram um público estimado de 14 mil pessoas entre conferências, palestras, seminários, reuniões, festividades e ações sociais.

Em 2012 serão implantadas as modalidades e ações dos serviços sociais já existentes e novos serão realizados. Promover palestras, oficinas e eventos sociais, para informar, orientar e prevenir questões sociais como bullyng, violência sexual e doméstica, responsabilidade ambiental, o uso de drogas, bebidas e cigarros, entre outros, serão prioridades neste novo ano e com essas ações conseguir uma integração social com a valorização e respeito ao mundo que nos cerca.



Operação Tapa Buraco

Em 2011 a operação Tapa Buraco realizou um esforço diário para deixar nossas vias em boas condições, mesmo lutando contra o tempo chuvoso, o asfalto de má qualidade e antigo de nossas vias.

A administração adquiriu no ano que passou 700 toneladas de massa asfáltica para serem utilizados pela sua equipe, sem contar com as equipes da Novacap que também tem realizado um trabalho indispensável para nossa cidade, a operação segue um cronograma de trabalho que tem como ordem de prioridade as vias principais, secundárias e os conjuntos.


Com a criação de uma linha exclusiva para solicitação da operação em sua rua pelo telefone 3471 9850, estamos trabalhando para atender todas as demandas da comunidade, o objetivo e não deixar nenhuma solicitação sem resposta efetiva.

Para resolver os problemas das vias da nossa cidade a Administração de Ceilândia e o Governo do Distrito Federal vêm realizando o trabalho de frezagem e recapeamento, veja o que foi feito e o que está previsto para 2012.

Realizado:
• Avenida Centro Norte - Sentido PSul/Taguatinga
• QNN 21
• QNN 05
• EQNN 03/05
• EQNN 05/07
• Duplicação da Via O2
• Pavimentação da via Vista Bela
• Tapa buraco e manutenção das vias principais


Previstos:
• Avenida Centro Norte - Sentido Taguatinga/PSul
• Via Leste - Norte e Sul
• QNN 07
• Duplicação da via O1
• Pavimentação da QI - Setor de Indústria
• Continuidade da Operação Tapa Buraco diariamente na recuperação e manutenção das vias.



Fotografias: Alex Miranda / ASCOM - RAIX

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Placas de proibição estão sendo instaladas em toda cidade

Uma segunda etapa da operação Cata Entulho foi iniciado nesta quarta-feira (04/01), o trabalho de educação e respeito a cidade. Na tentativa de conscientização da população de Ceilândia a equipe da Administração Regional instalou 15 placas de proibição de descarte de lixo e entulho.

A operação consiste em limpar a área e instalar as novas placas, que nesta ocasião contou com 12 servidores, 1 pá mecânica e 7 caminhões. Os locais beneficiados foram a QNM 15 e EQNM 3/5 de Ceilândia Sul, QNN 9 e EQNM 6/8 de Ceilândia Norte, QNO 16 do Setor O e na EQNP 1/5 do P Norte.

As placas são produzidas por empresas parceiras que apóiam a iniciativa e estão comprometidas com a limpeza e conservação da cidade, traz o número telefônico para denúncias e o da Cata Entulho.

A administração irá continuar a operação nesta quinta-feira (05/01) e o objetivo e conseguir mais empresas parceiras e desta forma, instalar placas em todos os locais usualmente utilizados para descarte de lixo e entulho na cidade.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Balanço 2011 - Parte 2

Para deixar a cidade mais limpa, bonita e acessível, a Administração de Ceilândia e o Governo do Distrito Federal implantaram a operação Cata Entulho e as construções e reformas das calçadas em toda cidade.


Operação Cata Entulho, iniciativa de sucesso

Um grande problema de Ceilândia é o lixo e entulho descartado pela população e comerciantes em qualquer área pública da cidade, sabendo disso o administrador Ari de Almeida teve como uma das primeiras ações, a implantação da Operação Cata Entulho.

O serviço oferecido gratuitamente pela administração tem como objetivo limpar a cidade, uma segunda etapa da operação, que já iniciou com a instalação de placas de proibido jogar lixo, será a conscientização da população em manterem limpos os locais usualmente utilizados para descarte de entulhos.

Dia 16 de maio deu-se inicio as atividades, com mais de 300 ligações solicitando a retirada de lixos e entulhos em várias partes da cidade, após duas semanas já haviam sido recolhidos mais de 5 toneladas de entulho, móveis, eletrodomésticos e outros objetos velhos.

Em 2011 as médias de atendimentos mensais foram de 350 solicitações, 600 toneladas de entulhos foram recolhidas e tiveram a destinação correta, a maior demanda de pedidos foram oriundos do lado sul da cidade.

Veja a classificação dos locais mais atendidos, percentualmente:

• P Sul - 17%
• Setor O - 16%
• Expansão do Setor O - 15%
• Ceilândia Sul - 11%
• Guariroba - 10%
• Ceilândia Norte - 9%
• P Norte - 9%
• QNQ - 8%
• QNR - 5%

Segundo o Diretor Operacional do Cata Entulho - Edson Fernando, a meta é ter uma cidade mais limpa, com a ajuda de uma comunidade mais consciente e educada.

O "Cata-Entulho" é uma iniciativa de sucesso que continuará funcionando em 2012 de segunda a sexta, das 08h00 às 18h00. A solicitação pode ser feita por telefone 3471 9853 ou pessoalmente na Administração.



Recuperação e construção de calçadas

No ano que passou o serviço de construção e reforma de calçadas que estavam esquecidos foram retomadas, agora basta caminhar um pouco para encontrar calçadas reformadas que além de embelezar a cidade, garantem a acessibilidade a todos os cidadãos.

As calçadas estão sendo feitas para que a superfície seja regular e contínua, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. A parceria com a IPÊ Comunicações garante a implantação de rampas de acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção.

A operação de recuperação e reforma das calçadas, iniciaram na Via P2 do P Norte, passou pela Via M2 em Ceilândia Sul, nos fundos da Feira do Produtor e na Via M1, via da Feira Central de Ceilândia.

O total de construção e recuperação de calçadas no ano de 2011 foi de 15.460 m2 e o objetivo da Administração é recuperar todas as calçadas dos canteiros centrais das vias principais da cidade.





terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Balanço anual demonstra ações que estão mudando Ceilândia

Um novo ano começa e a Administração Regional de Ceilândia faz um balanço do ano de 2011

Nesta semana uma série de matérias mostraram o que foi feito pela administração regional e o Governo do Distrito Federal, em diversas ações, que de forma efetiva devolvesse o alto estima da população da maior cidade do Distrito Federal.

As matérias serão divididas por tópicos como:

• Ações Conjuntas;
• Dialogando com a comunidade;
• Responsabilidade Social;
• Programa Ceilândia Iluminada;
• Reformas de praças e quadras;
• Saúde, prioridade do governo;
• Recuperação de calçadas;
• Construção de ciclovias;
• Cidade limpa;
• Melhorias nos Setores Habitacionais;
• Feiras, a cara da cidade;
• Operação Cata Entulho;
• Operação Tapa Buraco;
• Incentivando a cultura e o esporte.

Iniciaremos falando sobre dois assuntos de extrema relevância para cidade, que estão e continuarão mudando a cara de Ceilândia em 2012 - Programa Ceilândia Iluminada e as melhorias dos Setores Habitacionais.

Programa Ceilândia Iluminada

Surgiu da percepção do administrador Ari de Almeida ao inaugurar, no mês de Maio, uma praça na QNR 02. Totalmente reformada e entregue a comunidade, no período noturno a praça não estava sendo usados em sua plenitude, vários pontos da cidade a iluminação ou era insuficiente ou não existia.

Com a criação do programa de iluminação pública na cidade, reivindicações como o da entre quadra 23/25 de Ceilândia Sul, que se arrastava por impressionantes 40 anos foram atendidos. Cerca de 70% dos locais que não havia nenhuma iluminação foram beneficiados, o programa em sua totalidade ira beneficiar mais de 100 quadras em toda cidade.

Os locais entregues em 2011 são:

- Praça da QNR 02
- Praça da QNR 04
- EQNM 23/25
- EQNM 21/23
- QNM 16 – Norte
- CNN 01
- EQNN 02/04
- EQNN 03/05
- EQNM 17/19
- EQNN 17/19
- Pôr do Sol - Escola Classe 67
- EQNM 01/03
- EQNM 04/06
- EQNN 05/07
- EQNO 01/03
- Revisão e manutenção de toda Av. Hélio Prates

A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida e torna a cidade uma ambiente mais seguro, em 2012 o "Ceilândia Iluminada" continua.

Melhorias nos setores habitacionais

Em dezembro a Administração de Ceilândia recebeu a notícia de que o Setor Habitacional Sol Nascente é o segundo maior "Aglomerado Subnormal" do Brasil, atrás apenas da Rocinha do Rio de Janeiro.

Qualquer regional ficaria desanimada com uma notícia desta, mas todo o trabalho que foi feito durante 2011 demonstra que os setores habitacionais Sol Nascente e Pôr do Sol estão sendo tratados com seriedade e investimentos públicos começaram a chegar.


A regularização do Trecho 01 do Sol Nascente finalmente saiu, os trechos 2, 3 e o Pôr do Sol estão próximos de receber a licença ambiental, com isso irá destravar a aplicação de recursos para estes setores.

Em janeiro já inicia as obras de implantação das redes de saneamento básico no Sol Nascente, recursos do PAC de 220 milhões para investimento em infra estrutura já estão garantidos.

Durante todo ano a administração trabalhou em diversas frentes, como:

- Recuperação das vias de acesso
- Iluminação em volta da Escola Classe 67
- Asfalto ao redor das Escolas Classe 67 e 66
- Campanha educativa "Não sujou ta limpo” e horário de coleta de lixo
- Inicio de construção de 245 casas para remoção de pessoas em áreas de risco
- Reuniões com as empresas para garantir ônibus para as linhas do Plano Piloto
- Recuperação e cascalhamento de ruas internas de várias quadras
- Padronização de energia
- Inicio das obras do terminal - Sol Nascente, Trecho 3

A comunidade dos Setores Habitacionais Sol Nascente e Pôr do Sol estão com a esperança renovada e com a certeza que em 2012 muitas melhorias estão por vir.