quarta-feira, 18 de julho de 2012

Chance de ser ouvido

Pessoas com deficiência produzem cadeiras de rodas

Pessoas com deficiência produzem cadeiras de rodas

A caixa modernista - crônica da cidade

Fonte: blog da conceição - http://www.dzai.com.br/blog/blogdaconceicao
Quinta-feira, 12 de julho de 2012 05:54 pm


Patrick Grosner/DA Press

A Caixa d'Água de Ceilândia está para os ceilandenses como o Pão de Açúcar está para os cariocas e a Estátua da Liberdade, para os americanos. Perto de completar 40 anos, a obra continua inovadora e elegante. É uma peça da arquitetura moderna que não envelheceu (parece até mais jovem que a Torre Digital).
Ceilândia nasceu na caixa, lugar onde foi fixada a pedra fundamental da nova satélite, e cresceu ao redor da caixa. Uma coluna de concreto, de 27 metros de altura, com textura de frisos sustenta o volume em formato que lembra uma taça, um disco-voador, uma flor, um troféu, a depender da imaginação do freguês.


O que muitos não sabem é que a Caixa d'Água de Ceilândia é obra de um importante arquiteto modernista paranaense, Gerhard Leo Linzmeyer (1928/1999). Formado em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná, fez arquitetura na Universidade de Kalsruhe, na Alemanha, entre os anos 1956 e 1957, período em que Brasília começou a ser construída. Ainda não se descobriu em que circunstâncias Linzmeyer projetou a Caixa d'Água, mas na internet pode-se admirar alguns belos exemplares de casas que ele deixou em Curitiba. Entre os anos 1975 e 1979, portanto depois da inauguração da caixa, o arquiteto foi secretário de Viação e Obras Públicas do Paraná.


Prestes a ser tombada como patrimônio da cidade, a Caixa d'Água passa por um processo de reconstituição histórica do qual participam a Caesb, a Divisão de Cultura da Administração de Ceilândia e a Secretaria de Cultura. A ideia partiu do Fórum de Cultura de Ceilândia, instância que reúne bravos moradores apaixonados pela cidade. Ainda não se sabe exatamente a data em que a obra foi inaugurada. Matéria publicada no Correio Braziliense , edição de 18 de dezembro de 1974, anuncia o dia em que ela começou a funcionar. Depois de quatro anos de penúria, os ceilandenses puderam contar com os 550 litros de água da caixa.


A caixa modernista foi inaugurada com uma "festa d'água". Pequenos ceilandenses brincavam sob o poderoso jato d'água enquanto o governador Elmo Serejo inaugurava a primeira etapa do programa de emergência para abastecimento de água em Ceilândia. (No mesmo dia, brasilienses hesitantes experimentavam o primeiro semáforo da W3 Sul, uma novidade para a cidade projetada para não ter cruzamentos).

No documento em que pede o tombamento da caixa, o Fórum de Cultura de Ceilândia realça a necessidade de proteger a obra de tanto "valor histórico cultural ,arquitetônico, ambiental e afetivo" para a cidade.


Assim como os traços da coluna do Alvorada se transformaram em símbolo da arquitetura moderna brasileira, a Caixa d'Água está na bandeira da cidade, ilustra capas de literatura de cordel, foi estilizada em obra de arte, está nos muitos grafites dos muros de Ceilândia, em painéis de estabelecimentos comerciais, nos desenhos das crianças nas escolas e muito mais ainda na alma dos incansáveis ceilandenses.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Semana do Empreendedor Individual fecha com “chave de ouro” em Ceilândia

Por  ASCOM - RAIX

Na última semana o SEBRAE- DF realizou a semana do empreendedor individual no Centro de Ceilândia. O evento contou com a parceria da Administração Regional de Ceilândia e da Associação Comercial e Industrial da cidade –ACIC.

Os comerciantes que chegavam para se cadastrarem saiam em 20 minutos com o seu CNP em mãos. Os benefícios da formalização são diversos, como a emissão de notas fiscais, auxilio doença, auxilio natalidade, pensão por morte e outros programas da Previdência Social.



Para se formalizar, o cidadão não paga nada, e ainda pode participar de diversas oficinas ministradas pelo SEBRAE, como: SEI Empreender, SEI Comprar, SEI Vender, SEI Controlar meu Dinheiro e SEI Planejar.

A Administração de Ceilândia também realizou uma grande força tarefa para agilizar o processo de emissão de Alvará de Funcionamento, oque ajudou a acelerar o processo de abertura das novas empresas.



Mais de 1.000 pessoas se formalizaram em uma semana de atendimentos, que também contou com atendimentos descentralizados nos Setores Habitacionais Sol Nascente e Pôr do Sol.

A maior procura foi por profissionais das áreas de costura e beleza. 80 funcionários, entre consultores e parceiros participaram da Semana do Empreendedor Individual em Ceilândia.


Segundo o Administrador Regional de Ceilândia, Ari de Almeida, a ação é de suma importância para a cidade, que atualmente passa por um grande desenvolvimento econômico. “Atualmente estamos legalizando o comércio da nossa cidade, cadastrando os proprietários de quiosques, os feirantes e todos os comerciantes informais, ao mesmo tempo em que sugerimos a sua formalização” diz Ari de Almeida, que complementa “A cada ano tem crescido consideravelmente o número de empreendedores na nossa cidade isso é ótimo”.

Em Ceilândia, pessoas com deficiência constroem e reformam suas próprias cadeiras de rodas.

Por  ASCOM - RAIX

Fundada há 4 anos, o MOHCIPED - Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência, realiza há 6 meses o trabalho de reforma e produção de cadeiras de rodas em Ceilândia Norte.

Segundo Sirlei de Campos Ribeiro, Presidente de Honra do MOHCIPED e fundador do Movimento, diversos trabalhos sociais estão sendo estudados e planejados para garantir a integridade e socialização das pessoas com deficiência.


Atualmente cerca de 12 a 15 cadeiras de rodas são reformadas semanalmente. O trabalho é realizado por 8 funcionários, o que deve aumentar nos próximos meses. “Nosso objetivo é chegar a 20 funcionários, por isso estamos capacitando os nossos associados, para obter uma produção ainda maior. Hoje nossa associação tem estrutura para produzir até 200 cadeiras por mês” diz Sirlei de Campos. “A idéia também é gerar empregos para as pessoas com deficiência” complementa Sirlei.


A produção de fraldas é um projeto que já esta sendo discutido pelo Movimento, onde as mães dos deficientes devem colaborar com o serviço. O local também deverá acomodar uma creche, para que as mães possam garantir o bem estar dos seus filhos enquanto trabalham.


De acordo com o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, um trabalho como esse não pode ser esquecido ou abandonado, e por isso está dedicando total apoio ao movimento.

A comunidade também pode levar suas cadeiras para reforma ou manutenção, e também podem colaborar com a doação.



A Associação também trabalha para conseguir autorização da ANVISA, para que possa comercializar as cadeiras de rodas, oque poderia ser feito através de um preço bem acessível aos necessitados, contando com a garantia de uma boa manutenção aos usuários. “São cadeiras de qualidade, que não perdem para as que estão no mercado. A Associação já possui 8 modelos de cadeiras, inclusive para a prática de esportes” diz Sirlei Campos.

A MOHCIPED fica na EQNM 02/04 em Ceilândia Norte, e funciona diariamente durante a semana das 08 às 18h.

Maiores informações: 3373-8197/9192-7714

Reunião com vereadores e prefeito comunitário do P Sul

Por  ASCOM - RAIX

Na última terça-feira, dia 10 de julho, o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, se reuniu com Vereadores e o Prefeito comunitário do Setor P Sul. 


Durante a reunião, foram discutidas diversas questões, como as principais necessidades da região, e diversas melhorias para a região.

O Administrador Ari de Almeida, se comprometeu em trabalhar para levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para o Setor.

CHÁ LITERÁRIO

Por  ASCOM - RAIX

O Chá Literário é um projeto realizado pela Biblioteca Pública de Ceilandia, com a presença de escritores da cidade.
No último dia 05 de julho foi realizado mais um “Chá” com a presença dos escritores: Percília Júlia Toledo, Nina Tolledo, Israel Angelo e Sandra Fayad; onde apresentaram a leitura de seus trabalhos (poesias) de livros publicados.


Segundo a coordenadora da Biblioteca Pública de Ceilândia, Mires Costa, o evento já se tornou tradição, e tem contado com total apoio da Administração Regional de Ceilândia.


Dezenas de estudantes e frequentadores da Biblioteca participaram do evento. No final, foi servido um delicioso lanche e o encerramento foi com chave de ouro.

Ceilândia Iluminada chega à Via O1

Por  ASCOM - RAIX

O projeto “Ceilândia Iluminada” que já beneficiou dezenas de quadras e milhares de moradores da cidade, chega a mais uma importantíssima via, que está terminando de ser duplicada.


Os postes de iluminação começaram a ser instalados nesta quarta-feira, dia 11 de julho, pela CEB na via O1, que liga Ceilândia à BR 070, passando pelo Setor O. Em breve os ceilandenses terão mais uma via segura e iluminada.



O projeto Ceilândia Iluminada têm ocorrido com emendas parlamentares do deputado distrital Chico Vigilante, que tem se dedicado firmemente para o desenvolvimento da cidade.
Mais qualidade de vida e cidadania para nossa população.

Exposição A Arte de Hierofantes

Por  ASCOM - RAIX

Em comemoração aos seus 17 anos, o Hierofante Cia. De Teatro em parceria com a Administração Regional de Ceilândia, por intermédio da Diretoria de Cultura realizam a exposição “A Arte de Hierofantes”, uma exposição fotográfica que demonstra todos os trabalhos realizados ao longo de sua existência. 


Os quadros estarão expostos nos corredores da Administração de Ceilândia e abertos às visitações das 8h às 12h e das 14h às 18h, entre os dias 11 às 18 de julho.


Não percam!!!

Atendimento rápido a pacientes graves em Ceilândia

Por  ASCOM - RAIX

A terceira Sala Vermelha da rede pública de saúde do Distrito Federal, no pronto-socorro do Hospital Regional da Ceilândia, foi inaugurada nessa segunda-feira (09), pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Na Sala Vermelha, que será gerenciada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu -, profissionais de saúde prestam atendimento imediato a pacientes graves com risco de morte.

“Com a Sala Vermelha, vamos dar uma resposta imediata aos casos de urgência. Os casos menos graves serão resolvidos com as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e com a agenda aberta”, explicou o governador. “Estamos melhorando o atendimento com a classificação de risco. A agilidade no atendimento pode significar o limite entre a vida e a morte”, enfatizou.

Na Sala Vermelha podem ser realizados procedimentos especiais invasivos, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ventilação mecânica e monitorização cardíaca. A sala conta com quatro leitos equipados para atendimento de urgência, além de uma equipe do Samu formada por dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.



A instalação da Sala Vermelha exigiu a reorganização do serviço e da estrutura do pronto-socorro do HRC e do Ambulatório 2, onde foram implantadas a Sala Amarela e a Sala Verde/Azul. No sistema de classificação de risco as cores representam o grau de gravidade de cada caso. Para a Sala Vermelha vão pacientes muito graves enquanto a Amarela destina-se a retaguarda para pacientes já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha e que ainda necessitam de cuidados especiais. Já as Salas Azul e Verde recebem casos menos graves.

Após passar pela triagem, pacientes que recebem as cores verde ou azul são encaminhados ao Ambulatório 2, que funciona com agenda aberta das 7h às 19h e atende 1,1 mil pacientes por dia. No Ambulatório 2, que funciona no extinto centro de saúde 1, ao lado do HRC, conta com cinco consultórios e salas de medicação, observação e nebulização, o atendimento por agenda aberta demora em média 20 minutos.

MELHORIAS – A equipe de profissionais destaca as melhorias realizadas no Hospital da Ceilândia nos últimos meses. A médica Vânia Malta, chefe de equipe, e a enfermeira Rayane Bueno, observaram que a instalação de 45 camas eletrônicas e cortinhas deixaram o ambiente mais humanizado. O ambiente externo, os pacientes esperam atendimento, também foi renovado, com obras de manutenção e instalação de cadeiras novas e confortáveis. 

“O pronto-socorro do HRC era velho, feio e com equipamentos que não eram substituídos desde a inauguração. Neste mês fomos presenteados com muita tecnologia, melhorias e sofisticação”, afirmou o coordenador de enfermagem da emergência, Misael Chrisóstomo. O coordenador ressaltou a instalação de 45 camas elétricas que oferecem maior conforto e melhor acomodação aos pacientes, compra de móveis, além da criação da Sala Vermelha e do novo posto de enfermagem da clínica médica, garantindo melhor continuidade com tratamento supervisionado. Na avaliação de Misael, “tudo isso é só o começo de uma nova era de conquistas e mudanças na unidade de saúde”.

Os pacientes também comemoram as melhorias no HRC. Simone Teixeira de Oliveira, foi levada para o Hospital da Ceilândia depois de ter sido picada por uma jararaca na cidade de Edilândia, em Goiás. A paciente, que recebeu a visita do governador e do secretário de Saúde, elogiou as novas instalações e a qualidade no atendimento.

O Hospital Regional de Ceilândia, que realiza cerca de 1.100 atendimentos por dia, conta com 300 leitos para internação, dez leitos de UTI adulto e oito de UTI neonatal. A Regional de Saúde de Ceilândia dispõe de dez equipes de Saúde da Família e 12 centros de saúde.

Ouvidoria Itinerante em Ceilândia está a todo vapor

Por  ASCOM - RAIX

Atendendo uma determinação da Secretaria de Estado da Casa Civil do Distrito Federal, que solicitou a proximidade das ouvidorias junto à comunidade, fiscalizando e acompanhando todas as demandas, o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, decidiu colocar em prática a “Ouvidoria itinerante” que irá até a população em busca de sugestões, opiniões, elogios e solicitações para aprimorar os serviços prestados pela Administração de Ceilândia.


Uma tenda com funcionários da Administração Regional deve passar uma semana em cada bairro e locais de grande movimentação para colher informações e necessidades quanto às ações de governo e diversas obras que ocorrem na cidade, que poderão ajudar no planejamento das ações organizadas pelo GDF.


Sua eficácia reflete em encaminhar as demandas de atendimento da comunidade aos órgãos responsáveis, para que sejam tomadas as providências.
O projeto foi lançado nesta segunda-feira, dia 9 de julho, na praça ao lado da Feira Central, no Centro de Ceilândia, onde vai ficar até o dia 15 de julho (próximo domingo).
Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, já estão programados os próximos locais onde a ouvidoria deve passar, são eles: Setor “O” na EQNO 01/03, P Sul na QNP 26/30, P Norte na QNP 13/17 e outros setores que vão sendo inseridos no decorrer do processo.



“Sabemos que parte da população, às vezes por falta de tempo, devido à correria do dia-a-dia, não consegue se locomover até a Administração Regional, ou até ligar para solicitar algum serviço ou dar algum tipo de sugestão, então acreditamos que indo até os moradores conseguiremos esse retorno de modo mais rápido e detalhado, que é de fundamental importância para o planejamento de nossas ações” diz o Administrador Regional, Ari de Almeida.
Mesmo os pedidos registrados através do telefone 156 (ouvidoria do GDF) serão visitados e acompanhados de perto, para que cada situação seja constatada.


O SIC – Sistema de Informação ao Cidadão, que foi implantado na Administração de Ceilândia recentemente, para atender a Lei de Acesso à Informação, também está funcionando junto à Ouvidoria Itinerante, onde a população poderá preencher um formulário com sua solicitação, recebendo a resposta posteriormente, ou até na hora, dependendo da informação que precisar.



A idéia de levar a ouvidoria até o povo partiu do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que percebeu a necessidade do projeto. Ceilândia sai na frente, e espera um grande resultado.
Até o final da manhã desta sexta-feira (13), mais de 400 pessoas já foram atendidas e realizaram seu registro.

Ação de divulgação institucional no Setor O

Por Jornal de Brasília - 20 de junho de 2012

Ainda no último sábado, servidores da Administração Regional e o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, visitaram diversas quadras do Setor O, para avaliarem as necessidades e condições atuais do bairro. 

No comércio local, o Administrador e os funcionários entregaram materiais institucionais informando as realizações da Administração Regional naquele setor. O trabalho terminou no período da tarde na feira permanente da região.

Concluídas as obras de reforma da Feira do P Sul

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

No último sábado, dia 6 de julho, o administrador de Ceilândia Ari de Almeida e o deputado distrital Chico Vigilante visitaram a feira do P Sul, que foi reformada recentemente.
 A feira, que foi construída em 1991, estava em condições precárias, o que dificultava as vendas e afastava a freguesia.


Cerca de R$ 149 mil foram investidos em diversas obras que deram um novo visual ao local. Foram construídos novos banheiros, o piso, a queda d’agua, a aparelhagem de som e foi realizado o complemento do telhado.
O deputado Chico Vigilante disse que o Governador Agnelo Queiroz tem dado uma atenção especial a todas as feiras do DF, e que no P Sul não seria diferente. Chico Vigilante também prometeu que agora o próximo passo é a reforma total do piso da feira, que ainda sofre com algumas partes danificadas e desniveladas.


O Administrador Ari de Almeida, que é filho de feirante, foi recebido com muita festa e agradecimentos, e disse que continuará lutando pelo desenvolvimento dessa cidade.


A presidente da Associação dos Feirantes da Feira do P Sul, Aninha, como é carinhosamente conhecida, agradeceu os esforços do Administrador Ari de Almeida e do deputado Chico Vigilante, e disse que agora as vendas irão aumentar e os moradores terão mais comodidade na hora de fazer suas compras.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Governador Agnelo Queiroz reabre o Centro de Saúde nº 3 em Ceilândia

Por Rodrigo Almeida - ASCOM RAIX

Com muita festa e alegria da comunidade, O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama Ilza Queiroz, entregou na manhã desta terça-feira, dia 3 de julho, o Centro de Saúde nº 3 em Ceilândia. A unidade agora conta com nova rede de esgoto, hidráulica, elétrica, de dados e de áudio, além de impressoras, computadores modernos, armários e prateleiras. Os sanitários também receberam novas louças e divisórias de granito. No lugar dos reservatórios de água , que eram de amianto, foram instalados outros, em PVC, e o piso foi modificado.


Durante a cerimônia de reabertura do centro de saúde, também estiveram presentes, o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, e os deputados distritais Chico Vigilante e Luzia de Paula.

O Centro recebeu ainda a pintura geral externa e interna, além de reparos no alambrado, reforma no telhado e substituição do forro e do piso.

“Com a inauguração desse posto, completamos 17 centros de saúde em um ano e seis meses de governo. Com toda estrutura aqui , nós gastamos 900 mil reais e fizemos praticamente uma reforma total, com todas as instalações para que os profissionais possam trabalhar com dignidade e também o usuário possa chegar num centro desse que não tem diferença com  nenhum lugar  que seja privado, então é um centro de alta qualidade” disse o governador Agnelo Queiroz, que completou “Toda a parte preventiva, ginecologia, pediatria, clínica médica, vacinação, acompanhamento da criança no seu crescimento e desenvolvimento, tudo isso é feito aqui no centro de saúde, ninguém precisa ir pra pronto socorro pra esse tipo de atendimento, por isso que é quando a gente coloca uma estrutura dessa excelente de primeiro mundo é muito importante porque a população se sente confortável em ser atendida num ambiente desse aqui que ta sendo oferecido, e ai diminuímos o fluxo para o  pronto socorro do hospital e consequentemente vamos ter uma atenção melhor a saúde, aqui é atenção primaria da saúde, que ta sendo essa grande prioridade com o centro de saúde, as clínicas da família e as unidades” diz o governador.



A unidade funciona com agenda semiaberta. Isso significa que os atendimentos por consulta são agendados, porém há possibilidade de “encaixe” caso necessário. De acordo com Liliane, gerente do posto, o Centro de saúde nº 3, assim como o nº 5, é referência em atendimento aos moradores de rua. “Este é um projeto em fase de implantação, no qual a equipe está sendo formada e capacitada dentro do programa especifico”, explicou a gerente.

“Faz parte de um conjunto de medidas que o governador Agnelo tem feito para humanizar a saúde no Distrito Federal, fazer com que a população seja tratada com dignidade, é esse o sentido de mais essa inauguração aqui” disse o deputado distrital Chico Vigilante.

Acessibilidade – O novo centro foi pensado, também, para facilitar o trânsito e o atendimento às pessoas com necessidades especiais, que podem contar com rampas de acesso. O centro de saúde nº 3 de Ceilândia Sul fica na QNM 15, Lote D, Área Especial.

Vaquejada no Parque João Coragem em Ceilândia reúne mais de 4 mil pessoas nos 3 dias de evento

Por Rodrigo Almeida - ASCOM RAIX




No último final de semana, o Parque Haras João Coragem realizou a 2º Grande Vaquejada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Incra 3 em Ceilândia. O evento recebeu mais de 4 mil expectadores, que assistiram cerca de 150 competidores do Distrito Federal e diversos estados dos dias 29/06 (sexta) à 1º de julho (domingo). 

A vaquejada, com entrada franca, teve total apoio da Administração Regional de Ceilândia e do deputado distrital Chico Vigilante, e contou com uma grande estrutura, com arquibancada, banheiros químicos, estacionamento e um palco onde diversas bandas locais se apresentaram, com arrasta pé e muito mais.


Segundo o Administrador Regional, Ari de Almeida, que esteve presente no grande evento, é muito importante sediar atrações como esta em Ceilândia. “Sempre estamos apoiando eventos como este, que ajudam no desenvolvimento do esporte e da cultura em nossa cidade” diz Ari de Almeida.

O povo vibrou, e os vaqueiros deram um show na arena. A linda festa lotou o Parque Haras durante todo o circuito.

No final, uma premiação de mais de 10 mil reais em dinheiro e uma linda moto foram entregues aos 12º primeiros colocados.


Confira os ganhadores:

1º Lugar Marciano Jibóia - Gama/DF
2º Valdinei - Coração de Jesus - MG
3º Jarbas Júnior - Janaúba - MG
4º Jean Carlos - Ceilândia - DF
5º Daniel Dias - MG
6º João Carlos - Posse - GO
7º Raniele - São Miguel do Araguaia - TO
8º Alexandre - DF
9º Raimundo – DF

Em breve tem mais vaquejada. Aguardem!

Bem vindo à Série D: experiência posta à prova

Por ceilandiaec.com.br

O Ceilândia é líder do seu grupo: dois jogos, duas vitórias. Mesmo assim convive com as críticas. Há três razões para isso: O time ainda não atingiu o equilíbrio necessário, estamos num campeonato nacional reconhecidamente difícil e o Ceilândia é campeão do Distrito Federal.

Comissão técnica e elenco têm que estar atentos a tudo isso. O Campeoanto Nacional da Série D é um campeonato difícil. O time do CEC é um time experiente e a maior parte do elenco já disputou jogos das divisões principais do campeonato brasileiro e sabe que não pode vacilar. Em 2010, o Ceilândia liderou o seu grupo da primeira a penúltima rodada, perdeu na última e rodou na competição.


A crítica foi impiedosa com o Ceilândia no último domingo. Todos os meios criticaram a atuação do time, mas o importante é que a vitória veio. Mais importante ainda foi perceber que o time demonstrou um volume de jogo que não mostrara nas partidas preparatórias. A prova disso está nas inúmeras situações em que Allan Dellon apareceu para o jogo.

Dimba e Cassius entraram, mas estavam visivelmente sem ritmo de jogo. Credite-se a melhoria do CEC à entrada de Dimba. O artilheiro alvinegro muda a maneira do time jogar e facilita a vida de Allan Dellon. O meia cresceu de produção.


O time começou a semana lamentando o fato de não jogar no domingo. Os jogos seguidos, a pressão pelos resultados estavam fazendo o time entrar no embalo da competição. A parada, contudo, pode ser vantajosa na medida em que permite a Adelson baixar tirar um pouco a tampa da panela de pressão… mas não muito!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ceilândia Iluminada beneficia mais duas quadras

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

O programa “Ceilândia Iluminada” que já beneficiou mais de 50 quadras desde o início de 2011 agora chegou na EQNM 07/09 da Ceilândia Sul.


Os moradores locais comemoram mais essa grande melhoria local, que dará a oportunidade para que a população possa utilizar equipamentos públicos como praça, quadra de esporte e parquinho infantil durante a noite, e levará mais tranquilidade a comunidade, que poderá andar com segurança pelas calçadas no período noturno.

“Antes era a maior escuridão, tínhamos medo de sair casa, agora temos mais segurança” diz Carlos Alberto, morador da região.

Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o objetivo é deixar a cidade mais clara durante a noite e trazer a sensação de segurança aos moradores, dando a oportunidade da utilização de equipamentos públicos e diminuindo a insegurança em todos os setores da cidade.

Em breve, novos locais serão contemplados com a iluminação de alta qualidade.

Mais asfalto para Área Rural de Ceilândia

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX


Começou a ser terraplanado 2,3 km de estrada na Gleba 3 do Incra 9 em Ceilândia. Em breve o trajeto será asfaltado, beneficiando milhares de moradores que passam pelo local diariamente.

Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, a pavimentação da via é uma reivindicação antiga dos moradores e produtores rurais da região, que não suportavam mais com tanta poeira.

“Não aguentava mais acordar e dormir com tanta poeira, meus filhos sempre estão ruim de saúde por causa dessa terra. Agora em fim conseguimos essa tão sonhada obra” diz a dona de casa Maria do Carmo de 53 anos.

Esgoto e saneamento para o Pôr do Sol

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Estudos para a implantação do esgoto no Setor Habitacional Pôr do Sol já foram iniciados. 

Começou esta semana, o estudo e a topografia da área onde será instalado o esgoto no Pôr do Sol. Técnicos da CAESB estiveram no local analisando a região para dar continuidade ao processo de implantação da rede.

Mais de 20 mil moradores, que moram no Setor, aguardam há anos pela benfeitoria, que segundo o Administrador Ari de Almeida deve ser iniciada em breve.

O processo licitatório já foi iniciado, e logo a população ganhará mais essa grande obra que irá levar mais qualidade de vida à comunidade local.

Poda de árvores no Setor O

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Diversas quadras do Setor O, estão recebendo a equipe de poda de árvores da Administração Regional. O objetivo da operação, é deixar a cidade mais bonita e conservada, além de dar mais segurança aos motorista e à população local.

Em breve a equipe estará passando nos outros setores de Ceilândia.

Diversas ações também estão acontecendo em diversos bairros da cidade, como pintura de meio-fio, roçagem do mato e desobstrução de bocas de lobo.

Semáforo na Via Leste (Ceilândia Sul)

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX


Mais um semáforo está sendo instalado em Ceilândia, para organizar o trânsito da cidade. Dessa vez a Via Leste, que hoje tem um tráfego complicado próximo ao viaduto do metrô será contemplada.

Milhares de motoristas que passam pelo local diariamente devem ser beneficiados.

Após a instalação dos semáforos no cruzamento da Fundação Bradesco e próximo na Avenida Elmo Serejo, no início da DF 459, que liga Ceilândia à Samambaia, o semáforo da Via Lesta já é esperado pela população da cidade. Em breve mais esse importante equipamento será entregue para a comunidade.

Administrador Regional se reúne com moradores do Condomínio Gênesis – Sol Nascente

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Nesta sexta-feira (29) o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, recebeu as demandas da comunidade do Condomínio Genesis, no Sol Nascente.

Convidado por mais uma população do Setor Habitacional Sol Nascente, o Administrador ouviu todas as necessidades dos moradores, como situações junto à AGEFIS, regularização e melhorias para a região.

Ari de Almeida também pediu para a comunidade que fiscalizem o setor, impedindo que novas invasões se instalem na região. E prometeu colaborar com as demais questões.

Reunião com os moradores do Condomínio Giliard, na VC 311 – Sol Nascente

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

O Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, se reuniu na última quinta-feira, dia 28 de junho, com 50 moradores do Condomínio Giliard, no Setor Habitacional Sol Nascente, para discutir melhorias para o Setor.

A população local convidou a Administração Regional para reivindicar as necessidades da região e se informarem sobre as mudanças que estão por vir.
Segundo o Administrador Ari de Almeida, se comprometeu em trabalhar junto ao DER e a Novacap para garantir 2 km de asfalto para a via principal, onde a população não aguenta mais tanta poeira.

Outra grande melhoria, que a Administração irá buscar junto a CEB é a iluminação pública do Setor.

De acordo com Ari de Almeida, uma força tarefa está sendo realizada, em parceria com todos os órgãos do governo para garantir a infraestrutura do Sol Nascente e Pôr do Sol.

Vaquejada no Parque Haras João Coragem

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX


É o boi, é o cavalo, é o vaqueiro é o boi, é o povo gritando derruba e não pode deixar para depois. O cavalo fica inquieto, encosta no pé do mourão, o puxador grita com tangedor quero o rabo do touro na mão. O povo vibra contente aplaudindo da arquibancada, é assim toda vez que tem vaquejada.

Vaquejada é um encontro marcado com os amigos nos finais de semana, e que Ceilândia tem o privilégio de sediar mais um grande evento, que atrai pessoas de diversas cidades do Distrito Federal e Entorno.

Começou hoje às 17h a 2º Grande Vaquejada no Parque Haras João Coragem. Cerca de 150 competidores estão competindo em busca de uma premiação de mais de 10 mil reais em dinheiro e uma moto, que serão entregues do 1º ao 12º lugar. O evento acontece até o próximo dia 1º de Julho (domingo) e tem total apoio da Administração Regional de Ceilândia.



A Vaquejada está sendo realizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Gleba 3, chácara 365, no Incra 07 em Ceilândia. Uma grande estrutura foi montada para receber mais de 5 mil pessoas nos 3 dias de evento. O Parque João Coragem possui arquibancada, estacionamento com segurança, banheiros químicos, e um palco onde terá desde Arrasta pé à diversas atrações locais.

O evento que tem entrada franca, também conta com o apoio do deputado distrital Chico Vigilante, que tem se empenhado para o desenvolvimento da cultura e do esporte em Ceilândia.


Serviço: Vaquejada do Parque Haras João Coragem
Local: Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Gleba 3, chácara 365, no Incra 07 - Ceilândia
Data / horário: 29/06 Das 17h às 24h
                         30/06 Das 12h às 23h
                         1º/07 Das 12h às 23h

Uma semana dedicada ao empreendedor individual

Por  SEBRAE

O Sebrae-DF e a Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), com o apoio da Administração de Ceilândia, promovem de 02 a 07 de julho de 2012 (próxima semana) a Semana do Empreendedor Individual, no Centro de Ceilândia. O evento visa mobilizar a população de Ceilândia para a importância da formalização do empreendedorismo individual no DF.

Ceilândia é referência no assunto, o Distrito Federal já conta com 45 mil empreendedores individuais formalizados e a meta do Sebrae é aumentar o número empreendedores a partir de ações como essa que acontecerá em Ceilândia e em outras regiões do DF. A expectativa dos organizadores do evento é fazer 4.400 atendimentos a pessoas com ou sem atividade econômica foco do Empreendedorismo Individual (EI).

Em Ceilândia, uma estrutura de 100 m² com duas salas de aula para 30 pessoas estarão a disposição do empreendedor, no centro da cidade, serão proferidas palestras com informações sobre a figura do EI, direcionadas para informar sobre os benefícios da legalização de suas atividades. Além disso, o espaço será palco de oficinas, palestras sobre administração financeira dos negócios e apresentação de produtos e soluções voltadas para o EI.

Em Ceilândia os esforços do Sebrae-DF e da ACIC com o apoio da Administração Regional serão levados para os pontos de atendimento nos Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol.
Informações: 0800 507 0800  / www.df.sebrae.com.br

Operação Cidade Limpa continua a todo vapor

Por  ASCOM - RAIX

A mega operação que está deixando a cidade cada dia mais limpa e bonita continua. A operação Cidade Limpa está passando por todos os setores da cidade, e fazendo a limpeza necessária em cada região.
No dia 28 de junho, os becos das vias M3 Norte e Sul que ligam Ceilândia a M Norte foram todos limpos até o final do dia.
Uma importante obra para o centro da cidade já está em fase final, na CNM 01, em frente à QNM 17, estão sendo instalados abrigos nas paradas de ônibus e está sendo feito recuo de ônibus juntamente com a calçada, que dará mais segurança para os moradores.


Reunião da Rede Social de Ceilândia discute sobre Pessoas em Situação de Rua

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de junho, aconteceu mais uma reunião da Rede Social de Ceilândia, na Escola Técnica da cidade. Cerca de 100 pessoas participaram da plenária, que também contou com a participação do secretário de desenvolvimento social e transferência de renda, Daniel Seidel, o administrador regional de Ceilândia, Ari de Almeida, o diretor da Regional de Ensino, Nelson Moreira e representantes da Secretaria de Saúde e Promotoria da Justiça Criminal da região.


Atualmente mais de 35 mil famílias são beneficiadas com programas sociais do GDF. Em julho será inaugurado o “Centro POP” da W3 Sul (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que dará um suporte às pessoas em situação de rua da região. O próximo Centro a ser inaugurado deve ser o da Ceilândia, que está previsto para a Ceilândia Norte. Posteriormente também deverá ser construído um Centro POP no Sol Nascente.

Centro POP - O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é a unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade que deve ofertar o Serviço Especializado para as pessoas, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

A unidade deve representar espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Segundo o secretário Daniel Seidel 80% das pessoas que se encontram em situação de rua hoje vieram de fora da Capital, pois o Distrito Federal tem sido o foco das atrações. Outra novidade que o secretário levou para a reunião é que em julho deve ser iniciado o processo licitatório para a construção do Restaurante Comunitário do Sol Nascente.
De acordo com o administrador regional, Ari de Almeida, a reunião foi bastante produtiva, e a Administração de Ceilândia continuará batalhando junto aos órgãos do governo para resolver os problemas sociais da cidade. Ari também se comprometeu em agendar uma Audiência Pública para discutir sobre a instalação do Centro POP na cidade.