segunda-feira, 27 de agosto de 2012

1º DOMINGÃO DO LAZER leva diversão e cultura a mais de 20 mil pessoas de Ceilândia

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

A Administração de Ceilândia promoveu no último dia 19 de agosto um domingo especial com diversas atividades para a comunidade da cidade. A Regional quer realizar o evento pelo menos uma vez por mês.
 
 
Brincadeiras, cultura e muita diversão, foi assim o primeiro Domingão do Lazer que levou alegria para milhares de moradores de Ceilândia no último dia 19 de agosto. O evento realizado pela Administração Regional tem o objetivo de centralizar na cidade oportunidades de lazer e entretenimento, que antes era possível encontrar somente em outras cidades do DF.
 
 
Uma grande estrutura foi montada em um pouco mais de um quilometro da pista em frente à Administração Regional. Logo na entrada, o portal do “Domingão” convidava o povo para o lazer. Ao longo da via, brinquedos infláveis, futebol de sabão, exposição de grafite, espaço do artesanato, museu de drogas da Polícia Civil, apresentações de hip hop, danças, teatro, área fitness, artes marciais, educação ambiental, educação no trânsito, direitos do cidadão e espaço da saúde com orientação sexual, higiene bucal, aferição de pressão/peso/altura, orientação nutricional e outras ações disponibilizaram para a população um dia recheado de atrações.
 
 
Segundo o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, a pretensão da Administração é promover o dia de lazer pelo menos um domingo por mês, sempre em uma avenida diferente da cidade, beneficiando todos os setores. “A grande finalidade do evento é fazer com que a população tenha o seu atrativo local para o lazer a cultura e a diversão, aqui mesmo, na nossa cidade. Queremos realizar todo mês em um local diferente de Ceilândia” diz o Administrador Ari de Almeida.
 
 
Um palco foi montado ao lado da Administração de Ceilândia, onde a animação tomou de conta, com a apresentação de shows de diversos grupos e artistas da cidade, apresentações de dança e várias brincadeiras. O ceilandense chegou cedo e aproveitou até o último minuto, no evento que começou às 9h da manhã só terminou às 18h, quando já começava a anoitecer.
 
 
Diversas autoridades do GDF, parlamentares e representantes de diversos órgãos marcaram presença no grande evento, como os deputados federais Roberto Policarpo e Erika Kokay. O deputado distrital Chico Vigilante, ficou muito feliz com o resultado. “A Administração está de parabéns, é um evento muito criativo e bacana, estou muito feliz em ver as pessoas caminhando. Rapazes, crianças, jovens, idosos, todos caminhando em um clima legal, de paz, amor e alegria” disse o deputado Chico Vigilante.
 
 
A secretária da Igualdade Racial, Josefina Serra, ficou emocionada com tanta gente feliz e alegre se divertindo e curtindo o evento. “Eu nunca vi cidade satélite nenhuma igual a essa. Estou muito agradecida por ver tanta gente na rua em um domingo. Esse evento serve como referência para que outros administradores possam implantar nas outras regiões do DF” falou a secretária.
 
 
A Ouvidoria Itinerante da Regional realizou centena de registros, sendo em sua maioria elogios ao GDF e ao trabalho realizado pela Administração de Ceilândia na cidade. O espaço da saúde, montado pela Secretária de Saúde do DF também foi bastante procurada e realizou diversas orientações e aplicações.
 
 
Os domingos em Ceilândia acabam de ficar inesquecíveis, e a comunidade já aguarda o próximo, que deve ocorrer na segunda quinzena de outubro, um especial do mês das crianças. Além de agradar toda família e beneficiar um diversificado público da cidade, o domingão é uma grande oportunidade para as crianças e adolescentes, que estão estudando até os sábados, se divertirem no final de semana.
 
 
O evento contou com a parceria das secretarias de Políticas da Promoção da Igualdade Racial; da Criança e Adolescente; da Mulher; de Meio Ambiente; Micro e Pequenas Empresas; de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda; de Saúde; da Coordenadoria de Juventude; de órgãos como o Detran, Polícia Civil, Diretoria Regional de Ensino, CUFA, Grupo Atitude, Grupo Arte Urbana, academias da cidade, faculdades da cidade, SLU, Polícia Militar, CEB, CAESB, Corpo de Bombeiros, SLU e diversos outros comerciantes e órgãos do DF.
 
Veja a opinião de alguns dos visitantes que curtiram o evento:
 
Heitor Martins
Morador de Samambaia
Servidor Público

 

"Atividade importante para população, um momento de lazer e descontração. A população merece".
 
Alzenir pereira dos Santos
Assistente administrativo
Morador de Ceilândia Norte

 


 
"Achei ótimo, aqui a gente não tinha muita diversão né, eu fiquei encantada estou achando o máximo. Espero que se repita sempre".

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Festa da Economia Criativa - Festival O Maior São João do Cerrado demonstra força econômica da Cultura


Ceilândia torna-se Capital do Nordeste em Agosto - O Maior São João do Cerrado acontece de 29 de Agosto a 02 de Setembro
 
Foi dado o início da contagem regressiva para o Maior São João do Cerrado, festa que ocorrerá nos dias 29 de Agosto a 02 de Setembro, no Ceilambódromo, que será totalmente ambientado para receber os mais de 500 mil visitantes esperados neste ano, que poderão visitar a réplica da Vila Borborema, com suas casas coloridas exibindo artesanato, literatura de cordel, além de ilhas de forró para dançar agarradinho, barracas com as delícias da culinária nordestina, um coreto com repentistas e desafios, o Festival Internacional de Danças Folclóricas, a reprodução de um sítio com casa de barro, fogão de lenha, bodega, sob um céu de bandeirinhas e uma fogueira cenográfica de 15 metros de altura.
 
 
Segundo o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o Maior São João do Cerrado tem fundamental importância para a cidade, pois reforça a cultura popular e resgata a tradição nordestina, ao qual a maioria dos moradores são descendentes ou naturais da região. “O São João do Cerrado e o Desfile das Escolas de Samba do DF não acontecem em Ceilândia por acaso, pois além de compormos a maior população do Distrito Federal, também somos a mais acolhedora e participativa” afirma Ari de Almeida.
 
No palco de shows, a programação já tem confirmadas as seguintes apresentações:
 
Dia 29 de Agosto: Forró das Antigas, com as bandas Mastruz com Leite, Limão com Mel e Magníficos
 
Dia 30 de Agosto: Adelmário Coelho e Zé Ramalho
 
Dia 31 de Agosto: Ton Oliveira e Daniela Mercury
 
Dia 01 de Setembro: Falamansa e Elba Ramalho
 
Dia 02 de Setembro: Elba Ramalho convida Orquestra Sinfônica de Brasília - Homenagem a Luiz Gonzaga - e Banda Calypso
 
Além das atrações musicais, a responsabilidade social do evento será marcado pelo casamento coletivo, no dia 01 de Setembro as 17 horas, onde 100 casais, selecionados por critérios sócio-econômicos, receberão toda a produção, com direito às alianças em ouro, buquê da noiva, maquiagem e penteado, aluguel das roupas, noite de núpcias e registro em fotografia e vídeo.
 
 
 
O Maior São João do Cerrado tem o patrocínio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura, do Ministério da Cultura, e também das empresas: Petrobrás, Óticas Diniz, Casas Bahia, LG e SKY, além do apoio da Administração Regional de Ceilândia.
 
A Festa da Economia Criativa - Festival O Maior São João do Cerrado demonstra força econômica da Cultura
 
O Maior São João do Cerrado chega à sua sexta edição apresentando, além das atrações musicais e culturais contidas em sua programação, números robustos e seu impacto positivo para a economia do Distrito Federal.
 
Além da previsão de público visitante girando em torno de 500 mil pessoas nos cinco dias do evento, atraídas tanto pelos shows de artistas consagrados quanto pela celebração do Maior São João fora de época do País, os produtores do Evento estimam que cerca de 25 mil visitantes são oriundos de fora do Distrito Federal.  A maioria destes vindos de diversos Estados do Nordeste, que percorrem as cidades que organizam festejos de celebração de São João por onde quer que aconteçam.
 
 
 
Além das 104 atrações artísticas que se revezarão nos diversos espaços disponíveis do Evento (Palco Principal, Ilhas de Forró, Coreto, Circo, etc), há um verdadeiro exército de profissionais que fazem acontecer o evento, envolvidos nas diversas atividades de preparação e realização do evento, contemplando cerca de 3.000 trabalhadores, entre técnicos, bailarinos, músicos, montadores, carregadores motoristas, figurinistas, cenografistas e pessoal de apoio, além daqueles envolvidos com a comercialização de produtos e prestação de serviços em geral durante a Festa.
 
Os números também são grandiosos na área de alimentação: é esperado o consumo de 300 mil refeições, além de 600 mil bebidas, gerando um total de cerca de 25 toneladas de resíduos destinados à reciclagem, entre latas de alumínio, garrafas PET, pratos e copos plásticos, que são reaproveitados em elementos decorativos em futuras edições ou distribuídos entre diversas cooperativas de catadores, que também são beneficiadas com a perspectiva de sustentabilidade da organização do Evento.
 
 
 
Sensíveis ao seu impacto benéfico, em termos de oportunidades de geração de emprego e renda, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Administração Regional de Ceilândia, vem oferecendo seu apoio à realização do Maior São João do Cerrado, desde a sua primeira edição, à vista do verdadeiro “círculo virtuoso” de incremento à cultura e economia locais, proporcionado pelas dimensões alcançadas pelo Evento.
 
Não por acaso, cada vez mais empresas se sentem atraídas pelos números financeiros envolvidos no Evento, seja buscando a oferta de prestação de serviços para aproveitamento das oportunidades proporcionadas, seja pelo patrocínio propriamente dito, por conta da vantajosa relação custo-benefício que identificam com a exposição de sua marca ao volume de visitantes esperado, além das possibilidades de ações promocionais específicas. É o caso das Casas Bahia, das Óticas Diniz, da SKY e da Petrobrás, renomadas empresas nacionais que integram o portfólio de patrocinadores principais do Evento.
 
Os Quadros a seguir ilustram, com números mais detalhados, os profissionais envolvidos no Evento:
 
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
Quantidade de Grupos
Quantidade de Apresentações
Integrantes por Grupo
Integrantes X Apresentações
GRUPOS MUSICAIS LOCAIS
40
80
5
400
 BANDAS LOCAIS
10
20
10
200
GRUPOS FOLCLÓRICOS (Locais, Nacionais e Internacionais)
16
16
16
256
                                   
GRUPO CIRCENSE
1
10
22
220
BALÉ OFICIAL
1
10
18
180
QUADRILHAS JUNINAS
8
8
60
480
GRUPOS DE CULTURA POPULAR
12
12
4
48
OFICINAS DE CULTURA POPULAR
5
25
2
50
ORQUESTRA
1
1
50
50
ARTISTAS NACIONAIS
10
10
22
220
 

EQUIPE DE MONTAGEM
(PERÍODO 2 MESES)
Quantidade Média Mensal
Total no Período
AUXILIARES DE PRODUÇÃO
12
24
CARREGADORES E ESTIVA
12
24
SERVIÇOS AUXILIARES (LIMPEZA, MANUTENÇÃO)
4
8
SERVIÇOS TÉCNICOS (ELÉTRICA, HIDRÁULICA)
4
8
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (PEDREIRO, PINTURA, MARCENARIA, SERRALHERIA, CORTE E COSTURA)
14
28
SERVIÇOS DE DECORAÇÃO E FIGURINO
16
32
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
6
12
MOTORISTA
2
4
COORDENADORES DE PRODUÇÃO
4
8
SEGURANÇA PATRIMONIAL
12
24
BALÉ (Ensaios e Coreografia)
20
40
Total da Fase
106
212
 

EQUIPE DE PRODUÇÃO (PERÍODO 7 DIAS)
Quantidade por Dia
Dias de Trabalho
Total de Diárias
AUXILIARES DE PRODUÇÃO
28
6
168
AUXILIARES DE CAMARIM
8
6
48
SERVIÇOS AUXILIARES (LIMPEZA, MANUTENÇÃO)
16
7
112
SERVIÇOS TÉCNICOS (ELÉTRICA, HIDRÁULICA)
6
5
30
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (PEDREIRO, PINTURA, MARCENARIA, SERRALHERIA, CORTE E COSTURA)
14
6
84
SERVIÇOS DE DECORAÇÃO E FIGURINO
16
6
96
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
10
5
50
TÉCNICOS (SOM, LUZ, PALCO, DIREÇÃO)
23
6
138
TÉCNICOS DE IMAGEM (CINEGRAFISTAS, AUXILIARES, DIRETORES)
32
6
192
RECEPÇÃO
12
5
60
MOTORISTA
8
6
48
COORDENADORES DE PRODUÇÃO
8
7
56
SEGURANÇA PATRIMONIAL
64
7
448
SEGURANÇA DE PÚBLICO
120
5
600
Total da Fase
385
 
2250
 

EQUIPE DE DESMONTAGEM (PERÍODO 15 DIAS)
Quantidade por Dia
Total de Diárias
AUXILIARES DE PRODUÇÃO
12
180
CARREGADORES E ESTIVA
18
270
SERVIÇOS AUXILIARES (LIMPEZA, MANUTENÇÃO)
4
60
SERVIÇOS TÉCNICOS (ELÉTRICA, HIDRÁULICA)
2
30
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (PEDREIRO, PINTURA, MARCENARIA, SERRALHERIA, CORTE E COSTURA)
4
60
SERVIÇOS DE DECORAÇÃO E FIGURINO
6
90
SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
6
90
MOTORISTA
2
30
COORDENADORES DE PRODUÇÃO
4
60
SEGURANÇA PATRIMONIAL
16
240
Total da Fase
74
1110
 

COMERCIANTES EM GERAL
Quantidade
Pessoal
Postos de Trabalho
PONTOS DE VENDA NO EVENTO
32
6
192
AMBULANTES EM GERAL
100
2
200
BAR CENTRAL
1
40
40
PARQUE DE DIVERSÕES
1
80
80
Total Estimado
134
128
512
 

Demais atrações:

Festival Internacional de Danças Folclóricas, Museu de Mestre Vitalino, com reproduções de suas características e famosas peças, Praça do Mamulengo, com exibição de atrações circenses, palhaços, mágicos, malabaristas, teatro de bonecos, réplica da Vila Borborema, com suas casas coloridas exibindo artesanato, literatura de cordel, Ilhas de Forró (para dançar agarradinho o verdadeiro Forró Pé-de-Serra), Praça de Alimentação com as delícias da culinária nordestina, um coreto com repentistas e desafios, a reprodução de um sítio com casa de barro, fogão de lenha, bodega, sob um céu de bandeirinhas e uma fogueira cenográfica de 15 metros de altura.

Serviço:

Festival “ O Maior São João do Cerrado”
Local: Ceilambódromo
Data: 29 de Agosto a 02 de Setembro de 2012
Horário: a partir das 18 horas
Preço: Entrada Franca
Classificação indicativa: 16 anos



 
Informações: Edilane Produções (Edilane/Júnior) - 61-3036-7002/ 61-7814-5048


Fotos em alta resolução no site FLICKR do evento:

http://www.flickr.com/photos/sjoaocerrado/


Assessoria de Imprensa:

Capital Comunicação & Marketing

61-3208-4272/4273

Augusto Miranda
email: augusto@capitalcomunicacao.com.br
Cel: 61-9655-1974

Victor Lizarraga
email: victor@capitalcomunicacao.com.br
Cel: 61-8533-6660