quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Apresentação do Orçamento Participativo em Ceilândia - 2012


Melhorias para as vias do Sol Nascente

Nesta sexta (24) o administrador de Ceilândia Ari de Almeida se reuniu com o diretor de urbanização da Novacap, Erinaldo, o deputado distrital Chico Vigilante e o prefeito comunitário do Sol Nascente, Edson, para tratarem da pavimentação e recuperação de várias vias do Setor Habitacional Sol Nascente. Em breve as máquinas estarão trabalhando a todo vapor para melhorar o acesso dos moradores, visitantes e serviços locais, como rondas da Polícia Militar, trânsito de ambulâncias, corpo de bombeiro, SLU e etc.

Mais uma reivindicação antiga dos moradores que está mais perto de ser atendida. Parabém Ceilândia, parabéns Sol Nascente, aos poucos vamos conhecendo uma nova realidade e acreditando no futuro da nossa cidade.


CEILÂNDIA A CIDADE DO SAMBA

Tudo dentro do esperado, sucesso, show, paz, alegria, tudo nota 10, são isso e muito mais o que se pode dizer do carnaval na maior cidade do Distrito Federal em 2012.
Ceilândia mostrou mais uma vez o porquê deve continuar recebendo os desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos Carnavalescos do Distrito Federal. Foram quatro dias de festa, alegria e diversão em uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados e um público total de aproximadamente 100 mil pessoas. Famílias, namorados, casais, todos curtiram as apresentações sem uma única confusão, por todos os lados havia um órgão de governo presente que colaborava para um ambiente bastante tranquilo.

Foto: Alex Miranda / ASCOM-RAIX

INFRAESTRUTURA - A chuva como sempre apareceu, porém com a estrutura preparada para receber o carnaval, ela pouco interferiu nos desfiles. A cidade se mostrou preparada para receber os foliões, todo trabalho de infraestrutura foi executado em tempo: asfalto, iluminação, podas de árvores, faixas e placas de sinalização. A cidade se apresentou em ótimo estado, recebendo moradores locais e de diversas regiões do DF.

O CEILAMBÓDROMO estava em estado de graça, a chuva que caiu durante a festa popular simbolizava a tristeza de alguns que não aceitam Ceilândia como sede dos desfiles, que querem acabar com o Ceilambódromo, ao mesmo tempo a água que caia do céu era vista como lágrimas de alegria do Ceilambódromo, que chorava de alegria e emoção, por saber que nunca na história do Carnaval do Distrito Federal, os passistas, as mulatas, os puxadores, os mestres sala, portas bandeira e carros alegóricos foram recebidos com tanto conforto e comodidade em uma passarela que nem mesmo com a falta da pintura no piso ofuscou o brilho dos desfiles.

Capela Imperial, Mocidade do Gama, Acadêmicos da Asa Norte, Aruc, Águia Imperial e Bola Preta, as Escolas de Samba do Grupo Especial, independente do resultado final, vibraram, pularam e comemoraram a estrutura montada no Ceilambódromo.

Ceilândia já mostrou que é a cidade que tem as condições necessárias para receber os grandes eventos descentralizados do DF. Uma população estimada em 610 mil pessoas por si só garante o sucesso, seja o carnaval ou o São João do Cerrado e agora o Bregalândia, que já estamos preparando, para comemorar os 41 anos da cidade.

É por isso que não iremos desistir de lutar, de nos mobilizarmos, de unirmos forças para que o maior evento popular do Distrito Federal se mantenha na Ceilândia, hoje em local improvisado, porém em um futuro próximo em um local definitivo.

Ceilândia mostrou que pode e que merece ser palco do Carnaval do Distrito Federal. Agradecemos a todos que contribuíram e fizeram parte dessa maravilhosa festa popular.

Ari de AlmeidaAdministrador de Ceilândia


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ceilândia na 1ª Consocial Distrital

O futuro do Distrito Federal e de Ceilândia também depende de você

Conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Um conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local.

A 1ª Conferência Distrital de Controle Social e Transparência - CONSOCIAL-DF é parte da conferência nacional, tem por objetivo promover a transparência pública, estimular e reconhecer a participação da coletividade, assim, para um controle social mais efetivo e democrático.

Se você já participou de uma Conferência Pública, ou de algum outro espaço de participação com suas opiniões e propostas vai perceber ainda mais a importância dessa conferência.

Participe!


 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CEILÂNDIA ILUMINADA chega a mais uma entre quadra

O projeto "Ceilândia Iluminada" da Administração Regional de Ceilândia entregou ontem (7/2) para a comunidade do Setor “O” a iluminação de mais uma entre quadra, dessa vez a EQNO 9/11 que recebeu a melhoria.


Com a nova iluminação os moradores receberam mais segurança e cidadania, facilitando a utilização de espaços públicos no período noturno. Agora, crianças, adolescentes, adultos e idosos poderão utilizar as praças, quadras de esporte e parquinhos infantis com maior tranquilidade. Em breve, novas quadras também serão contempladas.

Já foram contempladas com o projeto as quadras: QNR 2, QNR 4, EQNM 23/25, EQNM 21/23, QNM 16, CNN 16 Norte, CNN 01, EQNN 2/4, EQNN 3/5, EQNM 1/3, EQNM 17/19, EQNN 17/19, EQNM 2/4, Setor Habitacional Pôr do Sol (próximo a escola classe 67), EQNN 22/24, EQNM 04/06, EQNM 5/7, EQNN 19/21, EQNM 2/4, EQNO 4/6, QNM 18 (Avenida Hélio Prates) e EQNO 4/6.

 Em breve também será instalada a iluminação nas seguintes quadras: EQNN 21/23, EQNO 3/5, EQNO 9/11, EQNR 3/4, EQNR 4/5, QNQ 3, QNQ 5, CNR 1, EQNM 3/5, EQNM 5/7, EQNM 7/9, QNN 14, QNN 20, EQNN 14/16 (via N1), QNN 18 a 22 (via N3), QNN 36 a 40 (via P1), EQNP 12/16, Via P5, QNM 18 a 26 (via M3), QNM 1e QNM 2 (cruzamento da Via Leste) e revisão da iluminação de toda Avenida Hélio Prates.

Ceilândia Iluminada, mais um projeto da Administração de Ceilândia, CEB e Governo do Distrito Federal, juntos por um novo DF.

Fotos: Alex Miranda / Ascom RAIX



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governador Agnelo Queiroz sanciona lei que regulamenta feiras do Distrito Federal

O Documento define a competência dos órgãos responsáveis pelas feiras, prevê tempo de permissão de uso das bancas e determina os deveres dos feirantes.
 
O governador Agnelo Queiroz sancionou na tarde desta quinta-feira, no Shopping Popular de Ceilândia, a lei que dispõe sobre a regularização, a organização e o funcionamento das feiras livres e permanentes no Distrito Federal. De autoria do Poder Executivo, a lei foi aprovada pela Câmara do DF (CLDF), por unanimidade, em 14 de dezembro de 2011.


Segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o primeiro passo foi dado, que era criar uma lei de regulamentação das feiras, uma lei que nunca existiu no Distrito Federal. O segundo ponto, que o Governo acaba de resolver é a regularização das feiras do DF, pois grande parte delas não eram legalizadas. “Agora, temos que cadastrar cada feirante para entregar sua licença de funcionamento, autorizando legalmente a sua atividade no box ou banca cadastrada. Esse é o objetivo do nosso governo, trazer mais cidadania e legalidade para todos” enfatizou o Administrador.

Construída após discussão com os feirantes do DF, a lei determina que a permissão de uso das bancas tenha um prazo de validade de 15 anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. O documento será pessoal e, em caso de aposentadoria, invalidez ou falecimento, poderá ser transferido para qualquer herdeiro que preencha os requisitos que serão definidos no decreto que normatizará a lei. O prazo para publicação do decreto é de até 60 dias após a sanção da lei.

O Governador foi recebido por uma salva de palmas dos moradores de Ceilândia, que estão felizes com as mudanças que vêm acontecendo ultimamente na cidade. “São tantas as melhorias que já perdi a conta, mas basta andar pelas ruas que qualquer um repara a nova cara de Ceilândia, são nítidas” diz a dona de casa Maria do Socorro, de 45 anos,  que foi prestigiar o ato.

Agnelo Queiroz cumprimentou a todos os presentes, e com um semblante alegre, disse que hoje é dia de muita felicidade. “Essa é uma reivindicação histórica dos feirantes, construindo juntos uma solução que assegure a estabilidade jurídica, para poder trabalhar com tranquilidade, esse foi o nosso principal objetivo e um dos nossos compromissos de campanha” diz o Governador.


A coordenação das feiras do Distrito Federal será exercida pela Coordenadoria das Cidades, que terá, entre suas atribuições, autorizar ou permitir a concessão de uso do espaço. O órgão também poderá cassar as permissões em razão do descumprimento da legislação, do edital de licitação ou dos termos da permissão de uso.

Apesar de existirem cerca de 75 feiras livres e permanentes no Distrito Federal, a atividade estava sem legislação desde setembro de 2011, quando o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) julgou inconstitucionais os Decretos nº 29.311/08, 29.583/08 e 30.588/09, que  regulamentavam a atividade no DF.

Após saudar a todos os presidentes das feiras que estavam presentes, as autoridades, moradores e o Governador Agnelo Queiroz, o Administrador de Ceilândia Ari de Almeida disse ao Governador que, de acordo com a determinação dele, todas as feiras estão recebendo obras, e que no ano de 2011 foram investidos cerca de R$ 2 milhões na reforma das feiras. O Administrador também informou sobre o orçamento de R$ 8 milhões para a reforma das feiras da cidade este ano, trazendo todas as melhorias que forem precisas. “Essas determinações foram passadas pelo Sr. Governador, no começo do ano passado, no inicio de nossa gestão. Outra determinação que já havíamos discutido com os feirantes, foi a de trazer o “Na Hora” para o Shopping Popular, através da Secretaria de Justiça. E hoje o Sr. vem confirmar a instalação do “Na Hora” aqui no Shopping” ressaltou o Administrador de Ceilândia.

Ari agradeceu a todos os órgãos do GDF e associações que vêm contribuindo com o desenvolvimento da cidade, como a Secretária de Governo e o Sindicato das Feiras, que trouxeram o ato da assinatura do decreto para Ceilândia. “isso para nós moradores, e feirantes, tem um simbolismo muito grande” finaliza o Administrador, que também já foi feirante na cidade, salientando “há muitos anos os feirantes vêm lutando para que isso acontecesse, e hoje esse sonho tornar-se realidade”.

Participação – No início de 2011, o GDF realizou, no Museu da República, um seminário para discutir a criação de uma lei de regulamentação das feiras.Na ocasião foi formada uma comissão de representantes do setor para redigir o texto do projeto de lei apresentado aos deputados no final de ano.

“O texto foi amplamente discutido com os feirantes durante quase um ano, o que nunca tinha ocorrido. Com esta lei, o governo vai regularizar todos os feirantes do Distrito Federal, dando mais dignidade a esses trabalhadores”, afirma o diretor de serviços públicos da Coordenadoria das Cidades, Pasem Asad.

O documento determina também os deveres dos feirantes, como o de comercializar apenas os produtos previstos nas permissões de uso, respeitar e cumprir o horário de funcionamento e recolher as tarifas públicas, entre outros.

Cada uma das feiras terá seu próprio regulamento, que deverá ser definido em conjunto entre os feirantes e a Administração Regional. O documento determinará os dias e horários de funcionamento, assim como o zoneamento, a organização e a modificação das feiras, além de manter atualizados os cadastros de permissão.

Fotos: Reginaldo Freitas / Ascom RAIX

MISS Ceilândia 2012

Estão abertas as inscrições para o concurso MISS CEILÂNDIA 2012, a representante da cidade irá participar do MISS Distrito Federal. As candidatas podem inscrever-se do dia 06 de fevereiro a 09 de março, na Assessoria de Comunicação da Administração Regional de Ceilândia.

O concurso MISS Ceilândia já tem data marcada, e será realizado no final de Março. Venha representar a beleza de nossa cidade.

* Premiações para a Miss Ceilândia e Miss Simpátia




Mais uma entre quadra recebe o projeto Ceilândia Iluminada

Dando continuidade ao projeto "Ceilândia Iluminada", a Administração de Ceilândia entregou ontem (1º de Fevereiro) para a comunidade do Setor “O” a iluminação de mais uma entre quadra, dessa vez a EQNO 4/6 que recebeu a melhoria.

A nova iluminação irá proporcionar aos moradores mais segurança e cidadania, facilitando a utilização de espaços públicos no período noturno. Agora, crianças, adolescentes, adultos e idosos poderão utilizar as praças, quadras de esporte e parquinhos infantis com maior tranquilidade.

Ceilândia Iluminada, mais um projeto da Administração de Ceilândia, CEB e Governo do Distrito Federal, juntos por um novo DF.


Fotos: Alex Miranda / Ascom RAIX