quinta-feira, 27 de março de 2014

Olimpíadas de Ceilândia, tem abertura hoje!


Ceilândia comemora aniversário com a festa do esporte.

Abertura da 3ª Olimpíadas de Ceilândia é nesta quinta-feira (27/03) às 19h30.

Nossa cidade comemora hoje (27/03) 43 anos, nada melhor que festejar com o espetáculo do esporte, a terceira edição da Olimpíadas de Ceilândia reflete tudo o que a região precisou passar para ser o que é . Superação, desafios e glória são os pontos principais no esporte e na história da cidade.

A cultura esportiva será celebrada a partir das 19h30 no Centro Olímpico do Setor O, com um público previsto de mais de mil pessoas entre atletas e comunidade.

A abertura contará com apresentações de Karatê, Ginástica Rítmica (GRD) e Dança, já o hino nacional será tocado pelo 8º Batalhão da Polícia Militar. A festa será encerrada com dois jogos de futsal já valendo para a competição, são eles: Sub 7 - PSul x Guariroba e Sub 11 - Setor O x PSul.

As competições da 3ª Olimpíadas de Ceilândia serão de 27 de março à 15 abril em quinze modalidades diferentes.

 

Serviço:

Inscrições gratuitas e regulamento:  http://olimpiadasdeceilandia.blogspot.com.br

Informações: 3581 6880 / 3581 8863 ou olimpiadasdeceilnadia@gmail.com

*Assessoria de imprensa: 9673-2278

segunda-feira, 17 de março de 2014

Lazer nas Praça QNP 15 P- Norte

Mais um presente no Aniversário de Ceilândia, a comunidade do P- Norte comemorou a entrega do Campo Sintético na QNP 15 com mais um Lazer nas Praças neste fim de semana.
 
 A festa contou com a presença do Administrador da cidade Ari de Almeida e outras autoridades



 
 Os brinquedos infláveis fizeram a festa da criançada e varias equipes realizaram jogos durante todo o dia, o evento fez parte da programação de aniversário da cidade durante este mês de março, muito mais vem por aí aguardem!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Exposição de arte nordestina celebra 43 anos de Ceilândia


 No dia 27 de março, Ceilândia completa 43 anos. A maior cidade do Distrito Federal, com mais de 400 mil habitantes, celebra mais um ano e o JK Shopping (Avenida Hélio Prates) prepar...ou uma programação cultural intensa para valorizar as raízes históricas de seus moradores, grande parte vindos da região Nordeste. Entre os dias 14 e 30 de março acontece, na praça central do mall, a exposição “Encanta Ceilândia – Xilogravura e Cordel”, com muita poesia, artes plásticas, teatro, música, oficinas e brincadeiras lúdicas. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

A proposta é que o público vivencie, de forme interativa, lembranças e emoções do povo nordestino, de uma arte que traz todo contexto cultural e social, além de seu refinado apreço estético. Os visitantes contam com o auxílio de monitores para explicações e esclarecer as dúvidas. De acordo com o superintende do JK Shopping, Sidney Pereira, para o grupo é muito importante festejar a data, junto com a comunidade que os acolheu tão bem. “São elementos muito fortes da identidade do povo que construiu a Ceilândia. E neste aniversário queremos reforçar os laços entre a comunidade e o shopping, ressaltando o que têm de mais rico, que é sua cultura. A curadoria passou por uma criteriosa seleção, com nível dos grandes museus, que cada vez mais tem destacado espaço para a arte popular”.

Escolas, públicas e particulares, e entidades com fins educativas podem agendar visitas guiadas à exposição, como parte do projeto “Escola – Arte e Identidade”, promovendo o conhecimento histórico, cultural e social da comunidade de turmas do 4º ao 9º ano. Os horários podem ser marcados entre os dias 17 a 28 de março pelo telefone (61) 3246-8608. A expectativa é que mais de mil crianças passem pelo projeto e tenham momentos de apreciação artística e intelectual.
“Nosso objetivo é unir aprendizagem e entretenimento, para que as novas gerações compreendam melhor suas raízes e de seus antepassados. Assim elas podem se aproximar ainda mais de um povo que foi responsável pela construção de uma importante cidade da capital do país”, explica Sidney Pereira sobre a importância do projeto.

Exposição Xilogravura
Uma arte minuciosa e bem marcantes. A xilogravura consiste em uma técnica de entalhamento da madeira para ser usada como uma espécie de carimbo. É uma das principais formas de expressão que caracterizam a arte do Nordeste. Assim como o cordel, nasceu em feiras populares como uma opção barata de entretenimento. Quem passar pelo evento pode apreciar cerca de 40 obras dos mais importantes artistas, de notoriedade internacional, como os pernambucanos J. Borges, Marcelo Soares, J. Miguel, Dila, o capixaba que vive no Maranhão Airton Marinho e o cearense José Lourenço.

Cordel
Um dos elementos mais emblemáticos da literatura nordestina é o cordel. Famosa, por ser exposta pendurada em cordões, os textos trazem em forma de poesia histórias do cotidiano da região. Serão exibidas obras de expoentes da atualidadede diferentes partes do Brasil, como João Ferreira de Lima (As proezas de João Grilo), Leandro Gomes de Barros (A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás/ A Donzela Teodora), Severino Milanês da Silva (Peleja de Severino Pinto com Severino Milanês), José Pacheco da Rocha (A Chegada de Lampião no Inferno/ A intriga do Cachorro com o Gato), João Melchiades (Roldão no Leão de Ouro), Arievaldo Viana (O Batizado do Gato), José Camelo de Melo Resende (Coco Verde e Melancia).
Destaque para o dia 27 de março, data oficial do aniversário da cidade, que será lançado um cordel que conta a história de Ceilândia. A obra é assinada pelos repentistas João Santana e Chico de Assis, que já se apresentaram em lugares como o Teatro Nacional e produziram obras para a TV, teatro e cinema, e a capa ilustrada por Jô Oliveira, artista que já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais filatelistas com a criação do “melhor selo”. O texto conta a formação da cidade, que foi crescendo conforme a nova capital era construída: “No ano setenta e um/ Ceilândia foi batizada,/ Onze anos antes disso/ Brasília era inaugurada,/ Construída pela força/ Nordestina obstinada”.

terça-feira, 11 de março de 2014

Inauguração do Campo Sintético da QNP15


Mais um presentão para Ceilândia!


A Biblioteca Pública da cidade, Carlos Drumond de Andrade, será reformada.


As obras devem começar até o final de maio, e vão proporcionar mais segurança, conforto e qualidade para os milhares de alunos que frequentam diariamente o espaço.


Saiba mais sobre a biblioteca Carlos Drumond de Andrade:


Endereço: QNN 13 lote B Área Especial, CEP: 72225-130


Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h30 às 22h e sábado, das 7h45 às 12h15.


Telefone: (61) 3901-1360

sexta-feira, 7 de março de 2014

ONU Mulheres promove evento com grafiteiras para celebrar o Dia Internacional das Mulheres em Ceilândia


Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres (8/03), a ONU Mulheres, em parceria com a Secretaria de Estado de Mulher do Distrito Federal, a Rede Nami e o Instituto Avon realizarão o evento “Pequim+20 em Graffiti”, em Ceilândia, no Distrito Federal, com o apoio da Administração Regional de Ceilândia.

Das 9h às 18h, na Praça do Trabalhador, em frente ao Centro Administrativo de Ceilândia, serão grafitados 12 painéis, cada um inspirado em um dos 12 temas prioritários da Plataforma de Ação de Pequim, documento resultante da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, da ONU, realizada em 1995, para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo. Quase 20 anos após sua elaboração, o documento continua muito atual e ainda serve como um roteiro para o avanço dos direitos das mulheres nos países.

Os 12 temas que darão origem aos painéis são:

Mulheres e Pobreza;
Educação e Capacitação de Mulheres;
Mulheres e Saúde;
Violência contra as Mulheres;
Mulheres e Conflitos Armados;
Mulheres e Economia;
Mulheres no Poder e na Liderança;
Mecanismos Institucionais para o Avanço das Mulheres;
Direitos Humanos das Mulheres;
Mulheres e a Mídia;
Mulheres e Meio Ambiente;
Direitos das Meninas.


Os 12 painéis serão produzidos por grafiteiras/os selecionadas/os por meio de uma convocatória realizada pelo site da Rede Nami, a rede feminista de arte urbana. No dia anterior ao evento, elas/es participarão de uma oficina sobre “Gênero e Graffiti”, facilitada pela ONU Mulheres e pela Rede Nami, quando aprofundarão seus conhecimentos sobre os temas da Plataforma de Ação de Pequim.

No dia 8 de março, o público poderá acompanhar a grafitagem de perto, além de curtir, no período da tarde, o som de duas DJs, que vão tocar rap e hip hop, e as apresentações de break de dois grupos de BGirls do Distrito Federal, inspiradas nas temáticas de gênero.


Exposição itinerante:


Os painéis da exposição “Pequim+20 em Graffiti” viajarão pelas cidades-satélites e por Brasília durante o ano. Em cada nova localidade em que a exposição chegar, será realizada uma oficina para abordar um dos 12 temas com a população.

Durante o mês da Copa do Mundo, os painéis devem ficar expostos na capital do país, uma das cidades-sede do mundial, para que sejam apreciados e estimulem a reflexão também dos turistas que vierem acompanhar os jogos.

As artes dos painéis ainda serão reproduzidas e disseminadas como cartões postais e na internet, acompanhadas de mensagens sobre cada uma das áreas temáticas.

Pequim+20:

Este ano, o Dia internacional das Mulheres marcará o início de um ciclo de um ano, em que a ONU Mulheres, no Brasil e no mundo, estará voltada para a análise dos resultados alcançados nessas áreas temáticas nos últimos 20 anos. Este processo está sendo chamado de Pequim+20. Ele terá início oficial no dia 9 de março, com a abertura da 58ª Comissão sobre o Status da Mulher (CSW) na sede da ONU, em Nova York, e envolverá, durante todo o ano, amplas consultas e a mobilização política e social de diversos atores, partindo da escala nacional e regional para a escala global. O processo culminará em março de 2015, quando a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW) realizará uma ampla revisão e avaliação da implantação da Plataforma de Ação de Pequim no mundo.