Os pacientes que aguardam por consultas com especialistas, na rede
pública de saúde do Distrito Federal, poderão ter a definição do
tratamento mais rápido, com o funcionamento, em todo o DF, do
Telessaúde. A ferramenta permite que os médicos discutam os casos
clínicos dos pacientes por telefone e iniciem o tratamento na própria
Unidade Básica de Saúde (UBS) sem encaminhamento, sempre que possível.
Por outro lado, reduzirá a espera daqueles que precisam de atendimento
especializado.
O Telessaúde faz parte do projeto Regula Mais Brasil, desenvolvido
pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS
(Proadi-SUS) em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da
Saúde. “O benefício para o paciente é que ele chegará mais rápido à
consulta para iniciar o tratamento”, destacou o coordenador do Núcleo de
Telessaúde no DF, Rodrigo Wilson de Souza.
A médica teleconsultora do Regula Mais Brasil – Hospital Sírio
Libanês, Priscila Raupp, explica que o projeto é embasado em uma
experiência do Rio Grande do Sul, que existe desde 2014 e teve como
resultado a redução de 63% das filas de encaminhamento para especialista
na região. “Conseguiremos diminuir o tempo de espera na fila em até
50%, porque os pacientes que não precisam de especialista conseguirão
retornar à UBS”, esclareceu Priscila.
COMO FUNCIONA – Ao realizar a consulta na UBS e não
conseguir definir um tratamento para o paciente, o médico da unidade faz
o encaminhamento para o especialista pelo Sistema de Regulação
(Sisreg). Ao receber a solicitação, os médicos do Sírio Libanês leem o
encaminhamento. Com as informações descritas, caso o paciente preencha
os requisitos, a consulta é aprovada e é definida uma prioridade de
atendimento.
Caso as informações estejam incompletas ou não haja indicação para o
paciente ser atendido por um especialista, o encaminhamento é devolvido.
O médico pode entrar em contato com o paciente para acrescentar outras
informações ou discutir com outros profissionais qual conduta deve ser
adotada para iniciar o tratamento na UBS.
“Assim, conseguimos qualificar a fila. A triagem garante uma fila
enxuta, eficaz e com paciente no tempo certo no local certo”, informou.
O serviço funciona pelo Canal de Consultoria do Telessaúde Brasil
Redes, do Ministério da Saúde. Qualquer médico da Atenção Primária pode
entrar em contato pelo canal, disponível desde 10 de janeiro e que
funciona das 8h às 17h30, ininterruptamente.
Os médicos que realizam o atendimento pelo Telessaúde passaram por
processo seletivo. “Eles têm experiência no Telessaúde. A maioria é
formada em medicina da família, mas há especialistas focais em
cardiologista, endocrinologista, ortopediatra, urologista, proctologia,
psiquiatria e neurologista”, informou a médica teleconsultora, ao
ressaltar que os profissionais estão preparados para discutir os casos.
ENTENDA – O serviço de telemedicina
já funciona em Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal. No
momento, a previsão é de que o sistema comece a funcionar em mais duas
capitais ainda em 2019.
Antes de o Telessaúde entrar em funcionamento no DF, os médicos da
Atenção Primária e especialistas como endocrinologistas e cardiologistas
da rede, profissionais do Complexo Regular do DF e das gerências
regionais de regulação das sete regiões de saúde foram capacitados em
workshop.
O objetivo do seminário foi identificar as principais fragilidades e
potencialidades do território para a implantação do Telessaúde. Em
seguida, foi iniciado o projeto-piloto na Região de Saúde Sudoeste por
ser a área com maior número de encaminhamentos para as especialidades.
Desde o início do projeto-piloto até o momento, já foram realizadas
mais de 14,6 mil avaliações de regulação no DF. Do total, 12 mil
encaminhamentos retornaram para a UBS de origem para serem orientados
pelos médicos do Telessaúde sobre quais providências adotar.
A previsão é de que hoje (15) sejam iniciadas visitas às UBSs para
orientar e promover o engajamento dos médicos na teleconsultoria
objetivando tratar dos casos devolvidos.
Ailane Silva, da Agência Saúde
Foto: Breno Esaki/Saúde-DF
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