terça-feira, 16 de abril de 2013

3ª Carreta da Mulher é inaugurada no Sol Nascente




A população do Setor Habitacional Sol Nascente recebeu, no último dia 6, a terceira Carreta da Mulher.

O serviço deve atender cerca de mil mulheres com exames ginecológicos até 3 de maio. 

A unidade móvel de saúde está estacionada em frente ao posto policial 071, no trecho 3, entre o Sol Nascente e QNQ, e deve realizar cerca de mil. exames ginecológicos durante todo período.

As moradoras do setor poderão fazer exames preventivos de câncer de mama, mamografia e de colo de útero, conhecido como Papanicolau, além de ultrassonografia. 

Nas duas carretas anteriormente em operação foram realizados 37,6 mil testes, dos quais 3,2 mil em Ceilândia.

Segundo o governador, Agnelo Queiroz, a unidade é mais um reforço para as políticas de saúde, que vem sendo reforçada a cada dia.

“Estamos fazendo exames preventivos para que as mulheres não adoeçam ou para que tratem as patologias na fase inicial. O que temos aqui são serviços dignos de primeiro mundo que vão ao encontro da população” disse o governador.

Pacientes que serão submetidas ao Papanicolau não necessitam de prescrição médica. No entanto, para ecografias é preciso levar a solicitação do exame.

Nos dois casos, a mulher não pode ter mantido relação sexual nas 48 horas anteriores ao procedimento. Já para fazer a mamografia, apenas as pacientes acima de 40 anos estão isentas de levar o pedido médico.

O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, também enfatizou a importância da terceira carreta, e da sua inauguração no Setor Sol Nascente. “parabenizo o governador e a Secretaria de Saúde por aproximar esse importante serviço à população que mais precisa. Isso mostra o compromisso do nosso governo com o povo” disse Ari de Almeida.

Durante a solenidade de inauguração da carreta, também estiveram presentes diversas autoridades, como o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, os deputados distritais Chico Vigilante, Olair Francisco, Luzia de Paula e o deputado federal Policarpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário