quinta-feira, 28 de junho de 2012

Setor O em alta

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Construído na parte norte da cidade em 1976, pela antiga SHIS, o Setor O é composto de 11 quadras residenciais (QNO 01 a 15) e 4 “áreas especiais” (QNO 08, 10, 12 e 14). Sua população hoje é de aproximadamente 60 mil habitantes.

Em maio o setor completou 36 anos, e segundo o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, o melhor presente que pode ser dado à população é elevar a autoestima da comunidade, que há muito tempo não acreditava nas mudanças.


“Estamos trabalhando o máximo para trazer de volta a esperança de muitos, que sonham com o futuro da nossa cidade, e hoje esperam as tão sonhadas melhorias em Ceilândia” diz Ari de Almeida.

Desde o ano passado a Administração de Ceilândia e o GDF vêm trabalhando a todo vapor para mudar a cara da cidade, e trazer um novo conceito de qualidade de vida para os moradores. O GDF através da Administração Regional tem trabalhado todas as questões que interferem no desenvolvimento da cidade. O Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, está articulando com o BRB – Banco de Brasília, a instalação de uma agência do banco para a região. Veja a seguir algumas medidas que já foram tomadas, e o que ainda estar por vir no “Setor O”.


INFRAESTRUTURA

Diversas obras foram executadas no Setor O, melhorando o acesso, a segurança e o desenvolvimento da região. Em 2011 a Administração Regional duplicou a via “O2”, trecho onde a via se encontra com a BR 070. A duplicação facilitou a vida de milhares de moradores que passam diariamente pelo local. A regional também reformou praças, construiu estacionamentos e instalou PECs (Pontos de Encontro Comunitário), como na EQNO 02\04 e 11\13. O asfalto também foi revisado, por meio da operação tapa buracos, que passou por todas as vias principais e já começou o trabalho nas quadras.

A Feira do Setor “O” também recebeu melhorias, como a construção do alambrado ao redor do espaço e a drenagem pluvial que acabou com o problema do alagamento do espaço. Em breve a Administração Regional junto a Coordenadoria das Cidades estarão entregando o termo de permissão para os feirantes.

Outra grande conquista da comunidade, foi a reforma total do Centro de Saúde nº 7 do Setor “O”, que agora atende com mais higiene, comodidade e segurança para a população.

É importante salientar que importantes obras do setor estão acontecendo através de emenda parlamentar do Deputado Distrital Chico Vigilante que como morador e conhecedor das prioridades da população está tendo sensibilidade na destinação de recursos para a cidade.




REGULARIZAÇÃO

A Administração Regional irá intensificar os trabalhos para regularizar as ocupações de áreas públicas na cidade e legalizar os comércios, emitindo suas licenças de funcionamento. Mais legalidade e organização para a cidade.

Para maiores informações ligue: 3471 9812



TRANSPORTE

Uma promessa do Governador Agnelo Queiroz começa a ser cumprida. Em 2011 um novo terminal rodoviário começou a ser implantado no Setor O, que terá elevadores, banheiros, escada rolante e uma estrutura moderna confortável. 

Os recursos do PAC da mobilidade já foram liberados e em breve as obras serão executadas. Novos ônibus também estarão chegando para substituir carros que já possuem mais de 10 anos de uso. Outra grande novidade é a ligação do metrô até o terminal do Setor O, beneficiando diretamente toda a população local, que terá rápida acessibilidade a diversos pontos do Distrito Federal.

Este ano também foram iniciadas as obras de duplicação da via “O1”, local onde já ocorreram diversos acidentes e congestionamentos, e que a comunidade vem reivindicando uma solução há anos. Em breve essa tão sonhada e importante obra será entregue.




LAZER / ESPORTE

O cercamento e as obras de início do Parque Recreativo do Setor O já estão licitadas, e em breve a cidade ganhará um amplo ponto de lazer e diversão. 

Outra grande obra que também já foi iniciada é a construção de uma quadra poliesportiva de piso sintético na QNO 15.


ILUMINAÇÃO

Outra grande conquista para a população do Setor O é uma reivindicação antiga, que já começou a ser atendida. Segundo o Administrador, Ari de Almeida, as entre quadras EQNO 4\6, 03/05, 9\11 e 1\3 já receberam uma nova iluminação de alta qualidade, através do programa “Ceilândia Iluminada”, que tem levado mais segurança e oportunidade para a comunidade utilizar equipamentos de ginástica, parquinhos infantis e quadras poliesportivas durante a noite. Em breve novas quadras também serão contempladas. “A iluminação também é uma das prioridades do Governador Agnelo Queiroz com a nossa cidade” diz  Ari de Almeida.

O orçamento para a implantação da nova iluminação está sendo disponibilizado através de emendas parlamentares destinadas pelo deputado distrital Chico Vigilante.



ORGANIZAÇÃO DA CIDADE

No final do ano passado a Administração de Ceilândia também organizou o setor de oficinas, que por muitos anos estava abandonado. A regional retirou as carcaças de carros velhos que estavam em uma área que servia de esconderijo para marginais, um local com muita sujeira que a população não aguentava mais. No próximo mês de julho uma nova operação está sendo organizada.

Outras duas grandes ações que a Administração Regional já iniciou nas entre quadras são: A padronização dos quiosques, através do projeto “Quiosque Legal” implantado pela Regional, e a instalação de novos abrigos nas paradas de ônibus. “Em breve o Setor O estará com uma nova cara, esse é o nosso objetivo com o Setor O” diz o Administrador Ari de Almeida.






terça-feira, 26 de junho de 2012

Vídeo - Comércio forte em Ceilândia

Por Globo - DFTV

Centro de Ceilândia tem comércio que gera renda e emprego para a população da cidade. Assista a matéria sobre o desenvolvimento de Ceilândia no DFTV 1º Edição.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSITA:

Sexta do Repente

Por Casa do Cantador

Para um público cativo de cerca de 1,5 mil pessoas, a Casa do Cantador de Ceilândia anuncia o evento “Sexta do Repente”, que acontecerá dia 29, tendo como atração quatro duplas de violeiros que é sucesso: José Moacir e Djalma Faustino, e a dupla convidada, Louro Branco e Ismael Pereira, de Pernambuco e do Ceará, respectivamente.

O diretor da Casa do Cantador, Chico de Assis, assegura que o “Sexta de Repente” tem um público cativo. Muitas vezes, a comunidade cultural ultrapassa a lotação de 480 lugares do auditório da casa, chegando a 1,5 mil pessoas em pé.

Entrada franca
Fone: 3378-5067


Semana do Empreendedor Individual motiva formalização no DF

Por  Natália Kenupp - SEBRAE

O Distrito Federal conta com quase 45 mil empreendedores individuais formalizados. Mas o Sebrae no DF deseja aumentar ainda mais esse número. Para divulgar as vantagens de ser um Empreendedor Individual (EI), incentivar a formalização e levar atendimento aos já regularizados, a instituição, em parceria com FACIDF e as Associações Comerciais, Empresariais e Industriais do Distrito Federal, promove de 2 a 7 de julho a Semana do Empreendedor Individual 2012 em diversas regiões administrativas do DF.

A expectativa é que durante esse período sejam realizados 4.400 atendimentos a pessoas com ou sem atividade econômica que tenham perfil para formalização como EI ou beneficiários do programa Bolsa Família. O número é 42 % maior que a última edição, pois, diferente dos anos anteriores, em que a ação se concentrava em um ponto único de atendimento, este ano a Semana será realizada simultaneamente em várias regiões administrativas.

O atendimento principal será no centro de Ceilândia, em uma estrutura de 100 m² com duas salas de aula para 30 pessoas em que serão concedidas palestras com informações sobre a figura do EI, direcionadas para legalização de suas atividades. Além disso, o espaço será palco de oficinas e palestras oferecidas pelo Sebrae em parceria com as instituições financeiras. Os participantes poderão conhecer produtos como as Soluções para o Empreendedor Individual (SEI), com linguagem voltada para a categoria e formatadas para atendê-los de maneira a qualificar e promover a sustentabilidade.

Um reforço no atendimento descentralizado foi preparado para melhor atender os interessados em se informar com o Sebrae no DF por meio de palestras e oficinas. Colaboradores da instituição realizarão atendimentos na sede, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA); nos Pontos de Atendimento de Ceilândia; da Central Fácil; do Sebrae Nacional; Na Hora de Taguatinga e do Riacho Fundo; e nas unidades móveis que visitarão outros cinco pontos do DF: Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol (Ceilândia), Recanto das Emas, Administração Regional da Estrutural e Bairro Fazendinha (Itapoã). Além disso, os empreendedores individuais poderão ser atendidos nas Associações Comerciais de Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Taguatinga e Varjão.

A gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae no DF, Lucimar Santos, conta que o evento será uma oportunidade para a instituição se aproximar dos empreendedores individuais. “Queremos que todos tenham a chance de se informar sobre os benefícios da formalização e regularizar suas atividades. Para aqueles que já contam com o apoio do Sebrae no DF, vamos levar palestras e oficinas para motivá-los a gerir melhor os negócios”, finaliza.


Serviço:
Semana do Empreendedor Individual 2012
Data: 02 a 07 de junho
Atendimento principal: Centro de Ceilândia
Mais informações pela Central de Atendimento em 0800 507 0800 ou pelo site www.df.sebrae.com.br

Mais uma praça é entregue em Ceilândia

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

 No último sábado, dia 26 de junho, a Administração Regional de Ceilândia entregou mais uma grande obra para a cidade, a Praça da EQNM 22/24 na Ceilândia Norte.


Na oportunidade uma grande festa foi planejada pela Regional para comemorar essa grande conquista que os moradores aguardavam há anos, e agora podem contar com uma bela quadra poliesportiva, parquinho infantil, PEC – Ponto de Encontro Comunitário, pista para caminhada, lixeiras, banquinhos, mesas e muito mais.

Um verdadeiro centro de convivência, onde as crianças poderão se divertir, os jovens poderão ocupar seu tempo com esporte e lazer e todos poderão malhar, conversar, caminhar e se distrair com o novo visual.

O Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, se fez presente durante a entrega, e disse que mais de 20 praças foram reformadas ou construídas desde o inicio de sua gestão, em janeiro de 2011. “Nosso objetivo é dar uma opção de divertimento, recreação e lazer para a nossa comunidade, que há anos aguarda por uma nova realidade. Sabemos o quanto a cidade é grande, mas aos poucos estamos conseguindo realizar o planejado, trabalhando intensamente em cada Setor” diz Ari de Almeida, que finaliza “a ideia é entregar pelo menos duas praças por mês, com toda essa festa e diversão. Essa não é uma vontade nossa, é um compromisso do governador Agnelo Queiroz com a população de Ceilândia, que estamos cumprindo da melhor forma possível”.

A praça foi totalmente reformada e recebeu novos equipamentos públicos, além de uma iluminação de qualidade, através do projeto Ceilândia Iluminada, realizado através de emendas parlamentares destinadas pelo deputado distrital Chico Vigilante, que tem se dedicado firmemente em trazer melhorias para Ceilândia. “Sabemos o quanto é importante iluminar e revitalizar as entre quadras da cidade, é bom ver a criançada brincando, sorrindo, a população da quadra reunida, se confraternizando, e o mais importante que é a tranquilidade dos moradores, que têm mais segurança com o afastamento dos marginais desses locais. É assim que queremos ver o nosso povo, alegre, feliz, e para isso que estamos trabalhando” diz o deputado.

Os moradores das quadras 22 e 24 agradeceram por mais essa conquista e elogiaram a Administração Regional pelos trabalhos que têm sido realizados:

Nome: Maria, quadra 24, 60 anos
"Ficou muito bom, só que a população tem que conservar, vocês arrumaram, eles quebram, mas é muito bom isso aí"

Nome: Esther, quadra 24, 10 anos
"Eu achei muito bom e educativo, tem agora uma praça pra gente brincar, fazer exercício, achei muito legal"

Nome: Jeremias, 45 anos
"tô achando bom, muito bom, não tinha nada aqui, realmente a administração começou a fazer muita coisa, no geral ta ótimo, moro aqui a 40 anos, agora houve tanta mudança significativa, antes a gente não sabia nem quem era o administrador, só sabia que tinha né, mas graças a Deus o Ari esta ai na frente, isso é muito bom, muito bacana"

No último dia 7 de junho foi entregue a Praça da EQNM 24/26 na Ceilândia Norte. Além das praças que estão levando mais qualidade de vida e melhorando a autoestima dos moradores, a Administração deve iniciar no próximo mês outro grande projeto que acontecerá aos domingos. O “Domingão do Lazer” irá trazer shows, gincanas, malhação e diversas atividades esportivas e culturais, cada semana em um setor da cidade. “Vamos valorizar a nossa cidade, mostrar que aqui é possível se divertir nos finais de semana. Temos também que dar uma oportunidade para as nossas crianças que, sem férias esse ano, precisam de um tempo para recreação e diversão” diz o Administrador Ari de Almeida.


CONVITES


Por ASCOM - RAIX



Chico Vigilante repudia vandalismo na DF 459, que liga Ceilândia à Samambaia

O deputado Chico Vigilante divulgou nota repudiando os atos de vandalismo ocorridos apenas 24 horas após a inauguração da via de ligação entre Ceilândia e Samambaia. “Venho a público repudiar veementemente o ato de vandalismo que ocorreu nesta noite na rodovia inaugurada ontem (22/06), pela manhã, pelo governador Agnelo Queiroz”, destacou o distrital. A rodovia DF-459 manheceu com as placas de sinalização arrancadas.


Vandalismo contra o patrimônio é crime e os culpados que, certamente, têm nome e rosto, devem responder pelo ato contra o cidadão do DF. O ato nefasto com a rodovia é um claro sinal de desrespeito à população das duas cidades e de todo o DF, que há mais de 11 anos esperavam pela a conclusão da obra, assinalou.

Como líder do Bloco PT/PRB, deputado distrital da base de apoio ao governo, e um dos que mais trabalharam para que a obra acontecesse, “lamento profundamente o ato ocorrido nesta noite de sexta-feira para sábado”, disse o parlamentar.

O crime que afeta diretamente o interesse do cidadão de Ceilândia, Samambaia e do DF de modo geral, que em algum momento cruzarão a rodovia, configura um ataque político ao governador Agnelo Queiroz. “Tamanha destruição e ataque reforçam o que tenho dito de maneira recorrente e que mais uma vez reafirmei ontem, por ocasião da inauguração de uma nova agência do BRB na entrada do Setor P-Sul, as investidas, as denúncias que vêm sendo feitas contra o governador Agnelo são por isso, porque não querem que ele faça aquilo para o qual foi eleito: colocar o Distrito Federal no caminho do desenvolvimento e dar cidadania aos seus moradores”, assinalou.

Novo caminho

Mas este governo veio para colocar o DF em um novo caminho, e os excluídos, que têm sido reféns de governos que vivem de promessa, que entram e saem e não fazem nada, não cumprem o que prometeram, serão tratados com dignidade, como prioridade. Como o governador Agnelo faz questão de dizer: este é um governo, sobretudo dos que mais precisam.

Eu conversei como administrador da Ceilândia, Ari de Almeida, e com o diretor-geral do Departamento de Estrada e Rodagem, Fauzi Nacfur e as placas serão recolocadas imediatamente.

Esse tipo de ataque não intimidará o governador Agnelo Queiroz nem a nenhum de nós, seus apoiadores, neste projeto de colocar o DF em um novo caminho e proporcionar uma realidade digna, capaz de devolver ao cidadão a autoestima destruída.

Café com Debate - Prefeitura da Guariroba e moradores locais se reúnem com o Administrador de Ceilândia

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

 
No último domingo, dia 24 de junho, cerca de 30 pessoas, moradores da Guariroba em Ceilândia e representantes da prefeitura comunitária local, se reuniram com o Administrador, Ari de Almeida, para discutirem melhorias para o Setor.

O “Café com Debate”, reunião idealizada pelo prefeito comunitário, Higor Sávio, tem a intenção de levantar todas as necessidades da Guariroba e discutir uma solução para todas as questões.

Diversos assuntos foram tratados, como a segurança e a infraestrutura do setor.

Aparecidense-GO 0 x 1 Ceilândia-DF - Gato surpreende e lidera na Série D

Por  futebolinterior.com.br

Foi o único jogo do Grupo A5 devido a desistência do Gurupi-TO

Na tarde deste domingo, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, o Aparecidense-GO recebeu o atual campeão candango, o Ceilandia-DF. O time candango surpreendeu os donos de casa e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Luiz Fernando aos 34 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Ceilândia disparou na ponta do Grupo A5, com 3 pontos ganhos. O Aparecidense é o lanterna do grupo, com zero pontos. Cene-MS, CRAC-GO e Sobradinho-DF ainda não estrearam.


Jogo

No primeiro tempo, a primeira investida foi do Ceilândia, com Zé do Gol finalizando para fora. O Aparecidense levou o primeiro perigo ao gol do Gato Ceilandia aos 16 minutos, através de Mário, com a zaga do time candango jogando para fora.
Allan Delon, aos 23 minutos entrou e finalizou pela linha de fundo. Kabrine teve a chance do primeiro tempo para o Ceilândia, em cobrança de falta, defendida pelo goleiro Wallace.

Segundo tempo

No segundo tempo, o time goiano mostrou mais disposição e começou a incomodar o Gato Ceilandia. A saída de Mário para a entrada de Assuério no ataque do Camaleão, deixou os donos da casa mais ofensivos. O Ceilandia buscava em contra ataques levar perigo ao time goiano.
A grande oportunidade acabou surgindo aos 34 minutos, quando Allan Delon, de peito, deixou Luiz Fernando em condições de botar a bola no fundo da rede do goleiro Wallace, decretando a vitória do time candango por 1 a 0.
Ao final da partida, Allan Delon comentou sobre sua atuação e a vitória do Gato Ceilandia, falando à Rádio Brasilia. “Nem sempre o jogador tem de ficar com a bola. O importante é aparecer nos momentos decisivos e foi o que eu fiz. Tive a chance de deixar o Luiz Fernando na condição de marcar, e estamos levando três pontos importantes para Brasília”, disse o meio campista com nome de ator de Hollywood.

Próximos jogos

O Aparecidense enfrenta o CRAC-GO fora de casa, no próximo domingo, dia 01 de julho. O Ceilândia atuará no mesmo dia, no Estádio Bezerrão diante do Cene-MS.

www.ceilandianocoracao.com.br
Fonte: futebolinterior.com.br
Foto: ceilandiaec.com.br

Administrador Regional se reuniu com produtores rurais da cidade

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Na última quarta-feira, dia 20 de junho, o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, se reuniu com produtores rurais do Incra 9.

O objetivo da reunião foi interagir com a Administração Regional todas as necessidades e vivências do setor, que é um dos mais ricos do Distrito Federal.

Cerca de 50 produtores rurais participara, e argumentaram sobre diversas questões, como infraestrutura e outras benfeitorias para o Setor.

O Administrador prometeu tomar todas as providências para levar mais qualidade de vida e colaborar com o desenvolvimento da região.


6ª Mostra de Dramaturgia de Brasília

O auditório do CEM 03, de Ceilândia, recebe a visita de dramaturgos com o propósito de estimular o olhar de alunos da rede pública e comunidade sobre a atual identidade do teatro do DF, por meio de leituras dramáticas e bate-papos – tudo de graça.


A Mostra de Dramaturgia de Brasília nos traz, de 28 de junho a 5 de julho, seis autores da cena teatral brasiliense para apresentarem leituras dramáticas, com a participação de atores e a contribuição de diretores, de recentes produções dramatúrgicas, que vêm contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do teatro em nossa cidade. Troca de experiências, fomento ao teatro de Brasília, formação e qualificação de platéia são os objetivos da Mostra de Dramaturgia de Brasília.

Ao mostrarem suas obras e se colocarem frente ao público para debates, que acontecerão após cada leitura, dramaturgos e diretores convidam a todos para um aprofundamento sobre questões contemporâneas acerca da dramaturgia e para explorar o universo das linguagens cênicas. Conhecer suas próprias criações é ato imprescindível para uma cidade jovem como Brasília, que tem participado cada vez mais do cenário teatral brasileiro, revelando artistas e mostrado trabalhos consistentes.

Dinâmica das leituras

Antes do início da leitura, o autor é apresentado à platéia, bem como o contexto no qual sua obra foi criada. Em seguida, atores apresentam o texto, seus diálogos, descrição de ações e cenas, fazendo uso de inflexões de voz e trilha sonora, que permitem ao público imaginar a encenação completa e as possibilidades cênicas para a montagem do texto.

 Cada leitura será seguida de bate-papos entre espectadores, os autores dos textos e diretores.  Promovendo a oportunidade de conhecer detalhes, tirar dúvidas, expor opiniões sobre o texto e discutir a produção dramatúrgica brasiliense.

Programação

Dia 28/06, quinta, às 20h.

“BALADA DOS CÃES RAIVOSOS OU AINDA BEM QUE OS ELEFANTES NÃO SÃO CARNÍVOROS”, de Valnir Pasquim
Sinopse: Trata de uma quase idade média contemporânea. Um mundo devastado, coberto por lixo e muitas areias. Cães e homens disputando o mesmo espaço, a mesma falta de alimentos. A dúvida das personagens é pertinente. Afinal: existindo outros infernos pior do que aquele que estão vivendo só podem concluir que a criação foi uma grande tragédia e que o criador se mostrou completamente incompetente para salvá-los. Explorando um humor ácido e devastador a intenção da peça é provocar no espectador indagações a respeito da nossa existência e perpetuação da espécie. "Uma epopéia não-realista num quadro de miséria absoluta." (Alcione Araújo).
Ficha técnica:
Texto: Valnir Pasquim
Direção: Pecê Sanvaz
Elenco:
Vanessa Di Farias
Denis Camargo
Ricardo César
Alex Bernardo
Mediador: Geraldo Lima
Classificação indicativa: 14 anos.

Dia 29/06, sexta, às 20h.
“GUETERA”, de Cássia Gentile
Sinopse: Uma mulher que se imaginava perdida renasce das cinzas tal qual uma Fênix. Nos dias atuais a mulher se tornou um borrão de atividades, sofrendo pressões em todos os sentidos. Urge resgatar o feminino sagrado, a individuação, a alegria e o equilíbrio. A peça se propõe a ajudar nesta árdua tarefa.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e concepção: Cássia Gentile.
Direção: Verônica Moreno.
Atriz: Cássia Gentile.
Mediação: Gilson Cezzar
Classificação indicativa: 14 anos.

Dia 02/07, segunda, às 20h.
“DA PAZ”, de Manuela Castelo Branco e Tatiana Carvalhedo
Sinopse: DA PAZ é uma palestrante fora do comum. Uma personagem totalmente urbana, mas de origens bucólicas, com um humor ácido e nervoso bem típico dos dias de hoje. A mancha no vestido, as dietas alimentares, a auto-imagem, os jardins urbanos e o presente do marido são motes que delatam e relacionam temas como: a paz consigo mesmo, a paz com os outros, a paz com o meio que nos cerca, a paz e a diversidade cultural num mundo cada vez mais brutal.
Ficha técnica:
Texto: Manuela Castelo Branco e Tatiana Carvalhedo
Direção: Francis Wilker
Elenco:
Tatiana Carvalhedo
Música: Felícia Castelo Branco
Classificação indicativa: 14 anos.

Dia 03/07, terça, às 20h.
“CARTAS AOS PAIS”, de Reinaldo Vieira
Sinopse: Três homens, três personagens diferentes falam das suas vidas e dos seus problemas, enviando cartas aos pais. São histórias de um presidiário, de um doente mental e de um estudante. Embora não pareça, todos têm algo em comum.
Ficha Técnica:
Texto e direção: Reinaldo Vieira
Elenco:
Eduardo Suindara: Louco.
Pecê Sanvaz: Preso.
Samuel Cerkvenik: Estudante.
Mediador: Guto Viscardi
Classificação indicativa: 14 anos.

Dia 04/07, quarta, às 20h.
“SHIRLEY DA CONCEIÇÃO”, de Nielson Menão
Sinopse: A mãe mantém a filha trancada dentro de casa para protegê-la do mundo. Ela mesma não consegue resolver os problemas cotidianos, mas não mede esforços na esperança de que a filha seja diferente, "estudada, doutora". Traz para casa objetos e principalmente livros das casas onde trabalha como faxineira diarista, para que a filha seja uma pessoa bem informada. Um dia a filha precisa substituir a mãe numa faxina inadiável, e aí a vida da menina toma outra direção, diferente daquela sonhada pela mãe.
Direção: Júlio César Pavolak
Elenco: Nielson Menão e Pedro Sena
Mediador: Kamai Freire
Classificação indicativa: 14 anos.

Dia 05/07/2012
“SQF 39 - E DEPOIS?” de Andaime e Ceda
Sinopse: Serpentes que Fumam desloca o foco do objeto cênico para a ação. O valor que antes se atribuíra aos elementos dramatúrgicos (enredo, personagens, conflito dramático), passa a residir no ato cênico em si: na presença dos artistas, na intenção de desestruturar as certezas do espectador e do próprio ator sobre a arte e a vida.
Para realizar esse trabalho, saíram da caixa teatral atraídos pelo barulho e pela fumaça da cidade que clamam por gente, que confronta com as suas possibilidades, pluralidade de lugares. Pluralidade esta inserida quase que inconscientemente no pensamento cada vez mais multifacetado e do cotidiano cada vez mais virtual.
Em síntese, SQF é uma maneira de pensar a arte contemporânea e o teatro pós-dramático com o objetivo de elaborar ações onde os artistas e o público pudessem vivenciar algo inusitado, fora do padrão, diferente do habitual.
Dramaturgia:  Andaime e Ceda
Direção:  Márcio Menezes
Mediador:  Rita Castro
Elenco: 
Andaime Ana Luiza Bellacosta, Kamala Ramers, Larissa Mauro, Lucas Ferrari, Patricia Del Rey, Roustang Carrilho, Tatiana Bittar
Ceda Ana Flávia, Rômulo Augusto, Abaetê Queiroz, André Reis, Mateus Ferrari

Serviço:
Projeto: 6ª Mostra de Dramaturgia de Brasília.
Período: De 28 de junho a 5 de julho.
Local: Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia - QNM 13, Área Especial.
Horário: 20h.
Entrada franca para todas as atividades.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ficha técnica:
Coordenação geral: Paula Braga Zacharias – 61 9801.5606
Produtor Executivo: Cláudio Scafuto Filho
Direção de produção: Dayse Hansa


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ouvidoria itinerante

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

A Administração de Ceilândia se prepara para o projeto “Ouvidoria Itinerante” que começa no início de julho, e deve passar por diversos setores da cidade.


Atendendo uma determinação da Secretaria de Estado da Casa Civil do Distrito Federal, que solicitou a proximidade das ouvidorias junto à comunidade, fiscalizando e acompanhando todas as demandas, o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, decidiu colocar em prática a “Ouvidoria itinerante” que irá até a população em busca de sugestões, elogios e opiniões para aprimorar os serviços prestados pela Administração de Ceilândia.

Uma tenda com cerca de cinco funcionários da ouvidoria devem passar uma semana em cada bairro e locais de grande movimentação para colher informações e necessidades quanto às ações de governo e diversas obras que ocorrem na cidade, que poderão ajudar no planejamento de ações organizado pelo GDF.

Sua eficácia reflete em encaminhar as demandas de atendimento da comunidade aos órgãos responsáveis, para que sejam tomadas as providências.

O projeto deve ser lançado no dia 9 de julho (segunda-feira), no Centro de Ceilândia, na praça ao lado da Feira Central, onde vai ficar até o dia 15 de julho (domingo).

Segundo o Administrador, Ari de Almeida, já está programado os próximos locais onde a ouvidoria deve passar, são eles: Setor “O” na EQNO 01/03, P Sul na QNP 26/30, P Norte na QNP 13/17 e outros setores que vão sendo inseridos no decorrer do processo.
“Sabemos que parte da população às vezes por falta de tempo, devido a correria do dia a dia, não consegue se locomover até a Administração Regional, ou até ligar para solicitar algum serviço ou dar algum tipo de sugestão, então acreditamos que indo até os moradores conseguiremos esse retorno de modo mais rápido e detalhado, que é de fundamental importância para o planejamento de nossas ações” diz o Administrador Ari de Almeida.

Mesmo os pedidos registrados através do telefone 156 (ouvidoria do GDF) serão visitados e acompanhados de perto, para ser constatada cada situação.

O SIC – Sistema de Informação ao Cidadão, que foi implantado na Administração de Ceilândia recentemente, para atender a Lei de Acesso à Informação, também estará funcionando junto à Ouvidoria Itinerante, onde a população poderá preencher um formulário com sua solicitação, recebendo a resposta posteriormente, ou até na hora, dependendo da informação que precisar.

A idéia de levar a ouvidoria até o povo partiu do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que percebeu a necessidade do projeto. Ceilândia sai na frente, e espera um grande resultado.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Quiosques de novo visual - Jornal de Brasília

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA


Governador entrega geladeiras e lâmpadas à moradores do Pôr do Sol

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou 400 geladeiras novas e 5 mil lâmpadas econômicas a moradores do Condomínio Por do Sol, em Ceilândia Sul, neste sábado (16). A ação integra o Programa Cidadania com Energia, da Companhia Energética de Brasília (CEB), que desde o ano passado fornece energia elétrica segura e de qualidade a comunidades carentes do Distrito Federal.


As novas geladeiras substituirão modelos mais antigos, com alto consumo de energia. A entrega dos equipamentos acontece após a conclusão de 2.352 novas ligações de energia na região, além da instalação de 35 quilômetros de redes de alta e baixa tensão, de mais de mil postes de rede aérea e de 450 pontos de iluminação pública. “Substituímos as gambiarras por ligações legais. O Por do Sol era um escuro total e agora está iluminado, com condições dignas. Isso significa mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Agnelo Queiroz.
Durante o evento, servidores da CEB cadastraram famílias de baixa renda na tarifa social, o que permitirá redução de até 65% no valor das contas de energia. Para participar, o beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Todas essas ações juntas mostram o compromisso do governador Agnelo Queiroz de levar as políticas de governo para quem mais precisa”, salientou o presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho.
O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, agradeceu todo apoio que o deputado distrital Chico Vigilante tem dado para o desenvolvimento da cidade, e disse que os 18 meses do Governo Agnelo tem transformado toda a Ceilândia, automaticamente o Pôr do Sol, que também tem recebido diversas melhorias. “Esse povo humilde e trabalhador compreendeu que as coisas iriam chegar no seu tempo, e por isso desde o inicio da nossa gestão, essa comunidade não fez nenhum tipo de movimento contrário às nossas ações, por que sabiam que as melhorias iriam chegar com a determinação do senhor, governador. Então a iluminação que o Sr. prometeu durante a campanha está chegando, o asfaltamento das ruas a Novacap está executando. A realidade deste setor hoje é outra, graças às ordens que o Sr. tem nos passado, e nós temos cumprido com todo rigor” diz Ari de Almeida, que completa “Nosso compromisso é desenvolver o Setor Pôr do Sol e toda a Ceilândia, que há anos aguarda por mudanças”.
Com a regularização da rede elétrica, os moradores do condomínio passaram a pagar pela energia que consomem. Segundo a vendedora Claudene Teixeira, a despesa é justa. “Com a geladeira de baixo consumo, sei que já vou começar pagando uma conta justa”, disse. “É uma conquista para todos nós. Estávamos precisando dessas melhorias”.
A dona-de-casa Edilene dos Santos, que mora com cinco pessoas, tinha uma geladeira que funcionava muito mal. “Era descontrolada. Congelava muito e não funcionava direito”, relatou. “A minha primeira conta já foi para avaliação porque o valor estava muito alto. Agora não vou ter esse problema. Estou muito feliz”.
Segundo o deputado distrital Chico Vigilante, as coisas pelo Pôr do Sol mudaram bastante. “Um dia passando com o Administrador Ari de Almeida durante a noite por este Setor, um morador nos parou e nos disse, quero parabenizar vocês, hoje deixei até para chegar mais tarde em casa, só para ver se é verdade mesmo. E o morador disse mais, hoje eu pago energia com satisfação, estou feliz, por que agora sei que tenho iluminação pública na minha casa” relatou Chico Vigilante, que completou “Essas geladeiras governador, só está sendo possível serem entregues hoje por que tem um governo novo no Distrito Federal”.
As geladeiras recolhidas são encaminhadas a uma empresa que separa todos os componentes e retira o óleo e o gás CFC do motor. Depois de desmontadas, as peças têm destinação de acordo com o tipo de material empregado em sua fabricação, processo conhecido como manufatura reversa.
Serviços - O evento contou ainda com a participação de outras áreas do GDF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda montou uma equipe para inscrever os moradores do Pôr do Sol no Cadastro Único.
A Administração de Ceilândia ofereceu serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão, além de distribuição de kits para higiene bucal. Servidores da Diretoria Social da administração prestaram esclarecimentos à população sobre direitos de idosos, crianças e mulheres.
Comunidades carentes - O Programa Cidadania com Energia, criado em dezembro de 2011, é direcionado a comunidades carentes do Distrito Federal. Até agora, a CEB promoveu mais de 15 mil novas ligações de energia, instalou 2.632 pontos de iluminação pública, entregou 267.089 lâmpadas e substituiu 5.305 geladeiras. O programa atende moradores de cidades como Itapoã, Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II, Estrutural e Varjão. No total, a companhia pretende distribuir 370 mil lâmpadas e 8.100 geladeiras em todo o DF.

GDF regulariza casas da QNP 22 do P Sul

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

Depois de 23 anos, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Sedhab e da Codhab, entregou no sábado, 16 de junho, as primeiras escrituras aos moradores da QNP 22, no Setor P Sul, em Ceilândia.


Foram entregues 57 escrituras e 173 cartas — com indicação de comparecimento ao cartório — aos moradores com processo de regularização de seus imóveis avançado e necessitam apenas comparecer ao cartório para dar prosseguimento ao processo de escrituração. O GDF pretende regularizar mais de mil casas nas quadras 22 e 24 até o fim desse ano.
“Tem mais de 20 anos que a população dessas quadras luta pela regularização, por um direito fundamental que é a escritura”, destacou o governador. “Os moradores daqui vivem o descaso de governos anteriores que não davam importância à regularização, que é prioridade para nós. Entregar a escritura a quem tem direito é não deixar o povo como refém de interesses políticos. É, também, uma garantia de estabilidade jurídica, além de valorizar o imóvel”, completou Agnelo Queiroz.
A medida faz parte do Programa Regularizou, É Seu, coordenado pela Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e pela Codhab — Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal. “É uma vitória para o governo poder atender uma população que espera pela escritura há 20 anos”, enfatizou o secretário Interino da Sedhab Rafael de Oliveira. “Vamos regularizar outras cidades do DF na perspectiva de garantir segurança jurídica para as pessoas”.
Segundo o Administrador de Ceilândia Ari de Almeida, que também participou da entrega, é um absurdo um bairro com duas quadras como a 22 e a 24 do P Sul, que existem há mais de 20 anos, não estarem regularizados. “Através da determinação do Governador Agnelo, estamos regularizando além da 22 e 24, também o Pôr do Sol, o Sol Nascente, o Condomínio Privê e até as áreas Rurais de Ceilândia. Isso mostra o compromisso da nossa gestão, de deixar Ceilândia Legal. Não só na questão habitacional, mas em diversas situações, como por exemplo, o Senhor Governador, nos delegou para que reformássemos todas as praças do P Sul, e isso até o próximo ano já estarão prontas, assim como as calçadas, a iluminação e todas as questões” disse o Administrador Ari de Almeida.


O presidente da Codhab Luciano Queiroga alertou que a regularização não é uma tarefa fácil. “Mas estamos trabalhando para regularizar todo o Distrito Federal. São Sebastião, Sol Nascente e Cidade Estrutural já se encontram em processo avançado de regularização”, lembrou Queiroga.

 
“Aguardo por mais de 24 anos pela escritura da minha casa, após tantas promessas durante anos, agora finalmente conseguimos receber um documento que é o nosso direito” diz Dinorá Silva Nascimento uma das moradores que recebeu a documentação.
A mais antiga moradora da quadra, Maria Ferreira Valero, que chegou à região há 24 anos, recebeu a escritura emoldurada, como forma de marcar a conquista pela regularização. “Quando cheguei aqui, era só buraco e mato. Vi a região crescer. Hoje tem iluminação, asfalto, água, esgoto. Essa escritura é a minha vida. Representa tudo o que consegui”, declarou, emocionada.
O deputado distrital Chico Vigilante disse que um motivo de grande satisfação neste sábado foi ver o governador cuidando da população mais carente. “Este governador está entregando escrituras para pessoas que de fato necessitam. Acabei de ler três, e duas das beneficiadas eram copeiras”, observou. E Chico disse ainda aos moradores que não receberam o título de domínio hoje para não se preocupar. “Todos terão nas mãos a escritura do seu imóvel em breve”.
Chico foi portador de outras boas notícias aos moradores do Setor P-SUL: O início das obras do Terminal Rodoviário, outra demanda antiga da comunidade. “O governador já mandou licitar e já vamos começar as obras”, informou. Por sugestão do deputado, todos os buracos existentes no P-Sul serão tapados e o asfaltamento recuperado pela Novacap e Administração Regional. “Vamos começar pela QNP 26 e seguiremos por todas as outras quadras. Uma por uma, conjunto por conjunto. Por determinação do governador não vai ficar um buraco no P-SUL”, afirmou Chico Vigilante.

 
“Hoje está completando 19 anos que moro no P Sul, sempre insegura, guardei minhas contas de água, luz e telefone, hoje estou mais tranquila e agradeço ao governo por realizar essa entrega, que é um direito nosso” diz Iraci de Oliveira de 44 anos.

Também prestigiaram o evento o prefeito comunitário do P Sul Washington Rodrigues, os deputados distritais Luzia de Paula e Olair Francisco, o secretário de Publicidade Institucional Abimael Nunes, entre outras autoridades.

Regularização

A QNP 22, com 515 lotes, já possui projeto urbanístico e registro em cartório em parte da quadra, com exceção dos conjuntos A a J, W, Y e Z que ainda estão em processo de regularização ambiental.
O processo de regularização definitiva iniciou com o levantamento topográfico realizado pela Subsecretaria de Gestão das Informações Urbanas e Territoriais (Siurb) da Sedhab. A próxima etapa foi o cadastramento das famílias realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), em parceria com a Prefeitura Comunitária.
Agora, o projeto urbanístico e estudos complementares dos demais conjuntos, bem como da Quadra 24, aguardam aprovação pelos órgãos e conselhos competentes. Se aprovados, vão para registro cartorial. Logo após será feita a transferência do lote para o morador e entrega da escritura.

Cidade Limpa

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX
Começou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, a operação “Cidade Limpa”.
 
 
Além da Administração Regional, estão participando do grande mutirão a CAESB, CEB, DETRAN, NOVACAP, SLU e Coordenadoria das Cidades que estão executando corte de grama, poda de árvores, desobstrução de bocas de lobo, retirada de lixo e entulho, pintura de meio fio, manutenção da rede de água e esgoto, troca de reatores e lâmpadas queimadas e sinalização das vias.

“O objetivo é limpar e dar toda manutenção que for precisa na cidade, essa é nossa obrigação como Administração Regional, cuidar de todas as questões da nossa cidade” diz o administrador da cidade, Ari de Almeida.
Estão sendo priorizados os locais mais críticos, e os que melhor atendem as necessidades da comunidade.
Mais de 100 funcionários estão envolvidos na operação, que também conta com mais de 30 costais (máquinas cortar grama), 10 tratores, 20 caminhões, 2 pás mecânicas, além de centenas de lâmpadas e materiais que estão sendo utilizados pelos órgãos.

São esperadas a retirada de mais de 700 toneladas de lixo e entulho em toda a cidade.
Desde ontem já foram retirados mais de 45 caminhões com 19 toneladas de lixo e entulho (cada), totalizando mais de 855 toneladas. Em breve a cidade estará mais bonita e conservada.
 
 
Nesta terça-feira, dia 19 de junho, o trabalho continua a todo vapor.

Circuito de Quadrilha Junina 2012 - 1ª Etapa - Ceilândia

Por  Rodrigo Almeida ASCOM – RAIX

Começou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, a operação “Cidade Limpa”.

Quando se fala em quadrilha junina logo pensamos em Ceilândia, a cidade mais nordestina e com o maior número de quadrilhas juninas do DF.
Mais de 10 mil pessoas participaram do Circuito de Quadrilhas Juninas 2012, durante a primeira etapa que ocorreu em Ceilândia. O grande evento, realizado pelo GDF através da Administração Regional de Ceilândia, movimentou a cidade no último final de semana.
A Praça do Cidadão, local tradicional do evento, ficou lotada durante os três dias de festa, que contou com a participação de 24 quadrilhas. Oito quadrilhas do módulo C e dezesseis do módulo A.
Segundo o Administrador de Ceilândia Ari de Almeida, que já foi presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno e sempre participou do movimento junino do Distrito Federal, as quadrilhas têm uma grande importância cultural para a cidade, e por isso merecem um tratamento especial. “No último ano nossa cidade sediou o Circuito Regional de Quadrilhas Juninas do DF, e temos nos dedicado o máximo para contribuir com esse grande evento” diz Ari de Almeida.
A grande campeã Si bobiar a gente pimba, em segundo lugar quem levou o troféu foi a Chamegos do Ó, e em terceiro foi a Triscou Quimou. O melhor Marcador foi o Gustavo da Chamegos do Ó, e o melhor casal foi da Si bobiar a gente pimba com os quadrilheiros Lucas e Krika.

Veja a seguir algumas fotos do grande evento, recheado de cores e histórias: