O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou 400 geladeiras novas e 5 mil lâmpadas econômicas a moradores do Condomínio Por do Sol, em Ceilândia Sul, neste sábado (16). A ação integra o Programa Cidadania com Energia, da Companhia Energética de Brasília (CEB), que desde o ano passado fornece energia elétrica segura e de qualidade a comunidades carentes do Distrito Federal.
As novas geladeiras substituirão modelos mais antigos, com alto consumo de energia. A entrega dos equipamentos acontece após a conclusão de 2.352 novas ligações de energia na região, além da instalação de 35 quilômetros de redes de alta e baixa tensão, de mais de mil postes de rede aérea e de 450 pontos de iluminação pública. “Substituímos as gambiarras por ligações legais. O Por do Sol era um escuro total e agora está iluminado, com condições dignas. Isso significa mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Agnelo Queiroz.
Durante o evento, servidores da CEB cadastraram famílias de baixa renda na tarifa social, o que permitirá redução de até 65% no valor das contas de energia. Para participar, o beneficiário deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “Todas essas ações juntas mostram o compromisso do governador Agnelo Queiroz de levar as políticas de governo para quem mais precisa”, salientou o presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho.
O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, agradeceu todo apoio que o deputado distrital Chico Vigilante tem dado para o desenvolvimento da cidade, e disse que os 18 meses do Governo Agnelo tem transformado toda a Ceilândia, automaticamente o Pôr do Sol, que também tem recebido diversas melhorias. “Esse povo humilde e trabalhador compreendeu que as coisas iriam chegar no seu tempo, e por isso desde o inicio da nossa gestão, essa comunidade não fez nenhum tipo de movimento contrário às nossas ações, por que sabiam que as melhorias iriam chegar com a determinação do senhor, governador. Então a iluminação que o Sr. prometeu durante a campanha está chegando, o asfaltamento das ruas a Novacap está executando. A realidade deste setor hoje é outra, graças às ordens que o Sr. tem nos passado, e nós temos cumprido com todo rigor” diz Ari de Almeida, que completa “Nosso compromisso é desenvolver o Setor Pôr do Sol e toda a Ceilândia, que há anos aguarda por mudanças”.
Com a regularização da rede elétrica, os moradores do condomínio passaram a pagar pela energia que consomem. Segundo a vendedora Claudene Teixeira, a despesa é justa. “Com a geladeira de baixo consumo, sei que já vou começar pagando uma conta justa”, disse. “É uma conquista para todos nós. Estávamos precisando dessas melhorias”.
A dona-de-casa Edilene dos Santos, que mora com cinco pessoas, tinha uma geladeira que funcionava muito mal. “Era descontrolada. Congelava muito e não funcionava direito”, relatou. “A minha primeira conta já foi para avaliação porque o valor estava muito alto. Agora não vou ter esse problema. Estou muito feliz”.
Segundo o deputado distrital Chico Vigilante, as coisas pelo Pôr do Sol mudaram bastante. “Um dia passando com o Administrador Ari de Almeida durante a noite por este Setor, um morador nos parou e nos disse, quero parabenizar vocês, hoje deixei até para chegar mais tarde em casa, só para ver se é verdade mesmo. E o morador disse mais, hoje eu pago energia com satisfação, estou feliz, por que agora sei que tenho iluminação pública na minha casa” relatou Chico Vigilante, que completou “Essas geladeiras governador, só está sendo possível serem entregues hoje por que tem um governo novo no Distrito Federal”.
As geladeiras recolhidas são encaminhadas a uma empresa que separa todos os componentes e retira o óleo e o gás CFC do motor. Depois de desmontadas, as peças têm destinação de acordo com o tipo de material empregado em sua fabricação, processo conhecido como manufatura reversa.
Serviços - O evento contou ainda com a participação de outras áreas do GDF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda montou uma equipe para inscrever os moradores do Pôr do Sol no Cadastro Único.
A Administração de Ceilândia ofereceu serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão, além de distribuição de kits para higiene bucal. Servidores da Diretoria Social da administração prestaram esclarecimentos à população sobre direitos de idosos, crianças e mulheres.
Comunidades carentes - O Programa Cidadania com Energia, criado em dezembro de 2011, é direcionado a comunidades carentes do Distrito Federal. Até agora, a CEB promoveu mais de 15 mil novas ligações de energia, instalou 2.632 pontos de iluminação pública, entregou 267.089 lâmpadas e substituiu 5.305 geladeiras. O programa atende moradores de cidades como Itapoã, Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II, Estrutural e Varjão. No total, a companhia pretende distribuir 370 mil lâmpadas e 8.100 geladeiras em todo o DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário