quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais de 1.300 Pessoas com deficiência são contempladas pelo programa Morar Bem

Por Rodrigo Almeida - ASCOM RAIX

Mais de 1.300 pessoas com deficiência serão convocadas, nesta semana, pela Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento e pela Codhab — Companhia de Desenvolvimento Habitacional para comprovar renda em complementação aos processos formalizados pela Sejus e manifestação de interesse aos projetos ofertados pelo Programa Morar Bem.


O anúncio foi feito neste sábado, dia 29 de setembro, na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração de Ceilândia, a mais de 3800 pessoas do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência do DF (Mohciped). O secretário de habitação, Geraldo Magela, e diversas autoridades falaram sobre os benefícios que o GDF vem trabalhando para facilitar a vida dos deficientes.


O objetivo do encontro foi também tratar sobre a política habitacional para as pessoas com deficiência, ao qual a Lei 796/2008 garante de 5 à 10% de habitação para as pessoas com deficiência.

O fundador e presidente de Honra do Mohciped, Sirlei de Campos, ficou feliz com a notícia e disse que esta é uma luta que começou há anos sem nenhum resultado. “Por muito tempo, fomos esquecidos. Agora, vamos confiar e acreditar no nosso governo e juntos lutar pela nossa moradia”, disse.


O administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, foi aplaudido pela organização e recepção do evento, e avaliado como um dos melhores administradores do DF pelo Senador da República, Gim Argello, e pelo Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto. O presidente e vice-presidente do Mohciped também agradeceram o administrador Ari de Almeida pela atenção que o mesmo vem dando às pessoas com deficiência na cidade.


Também compareceram ao evento o subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sejus, César Melo; os deputados distritais Chico Vigilante, Dr.Charles e Olair Francisco; o presidente da Mohciped, Flávio Pereira dos Santos; o superintendente da CEF/DF, Élcio Lima; o Sr. Benício Tavares; entre outros.


MORAR BEM — Hoje para tornar o processo transparente, de forma que todos possam acompanhar as convocações, há um único cadastro de inscritos no programa habitacional do governo, o Morar Bem, que é coordenado pela Sedhab. A relação pode ser acessada pelo site www.morarbem.df.gov.br.

Já foram convocadas cerca de 35 mil pessoas da Relação de Inscrições Individuais (RII) e quase três mil pessoas da Relação de Inscrições por Entidade (RIE). 

Das convocações 5.443 famílias têm pessoas com deficiência, o que representa 14,53% — a reserva legal para pessoas com deficiência é de 5% a 10%.

Histórico

1. No governo passado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) era responsável pelo cadastramento e classificação na área habitacional das pessoas com deficiência. Depois, a relação era fornecida à Codhab para distribuição das unidades imobiliárias. Havia no cadastro mais de 16 mil pessoas.

2. Todas essas pessoas foram incluídas no Programa Morar Bem, lançado em maio de 2011, por meio de cruzamento de dados com as antigas relações da Sejus. Não houve preterição. As pessoas com deficiência possuem maior pontuação no novo programa.

3. No entanto, em 2009, 1.666 foram convocadas, por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), para formalização de processos pela Sejus por ordem de pontuação.

4. Os candidatos publicados nos editais formalizaram processos na Sejus com vistas à habilitação no Programa Habitacional para concorrerem a uma unidade habitacional.

5. Em setembro deste ano, a Sejus formalizou a informação de que os candidatos convocados nos editais já estavam habilitados conforme legislação vigente à época, mas em função do tempo decorrido seria necessária a atualização dos comprovantes de renda do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário