terça-feira, 20 de setembro de 2016

Praça do Pôr do Sol recebe mutirão de revitalização neste sábado

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), em parceria com a Administração de Ceilândia e a com a Novacap, realiza neste sábado (17)  o terceiro mutirão de requalificação urbana no Pôr do Sol, em Ceilândia. O evento acontece  na Quadra 603 Conjuntos E/F, a partir das 9h e faz parte das Ações Urbanas Comunitárias do  Projeto na Medida, uns dos eixos de atuação Programa Habita Brasília.

As atividades darão continuidade à construção da Praça Mirante do Pôr do Sol, além da realização da limpeza e a contenção da encosta da área, construção de meio-fio e bocas de lobo e finalização dos muros de proteção. Os interessados em participar devem acessar o portal das Ações Urbanas Comunitárias ou o Portal do Voluntariado, e preencher a ficha de inscrição.

De acordo com a Codhab, a  intenção das  “Ações Urbanas Comunitárias” é de qualificar o espaço público e transformar a relação do governo com a comunidade. O trabalho é participativo, ou seja, realizado em parceria com a população, que pode fazer parte da transformação do ambiente em que vive.

Outras ações

Em parceria com a Administração de Ceilândia, a Codhab realizou outras ações de revitalização no Pôr do Sol, como o  mutirão do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, na quadra 603, Conjuntos E e F, que aconteceu em junho. Durante a ação, os moradores escolhiam as cores, e juntamente com a equipe da CODHAB, faziam a pintura dos muros. Em pouco tempo o ambiente era outro.

O projeto, que tem o objetivo de revitalizar as ruas e conscientizar a população quanto as questões ambientais e sociais, faz parte do programa  “Ações Urbanas Comunitárias” que visa qualificar o espaço público e transformar a relação do governo com a comunidade. O trabalho é participativo e realizado em parceria com a população, que pode fazer parte da transformação do ambiente em que vive.

Outras regiões

Além do Pôr do Sol, o Sol Nascente também já recebeu as ações do  projeto Se Essa Rua Fosse Minha, em outubro de 2015. As ações aconteceram no Trecho I. O local escolhido foi o  Conjunto G/H, na Quadra 400, o primeiro a ser beneficiado com a ação, que teve o apoio,  também, além da Administração de Ceilândia, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

A proposta foi de  revitalizar as ruas da cidade e proporcionar uma nova relação dos moradores com o local onde vivem, qualificando o ambiente público por meio da execução de paisagismo e melhoria das fachadas com a participação dos moradores.

De acordo com a Codhab, inicialmente, a meta era realizar o trabalho em 32 casas no conjunto habitacional, mas o projeto seguirá por todo o Sol Nascente. Para participar, os moradores devem assinar um termo de adesão e optar pela revitalização com o jardim vertical com trepadeiras no muro ou com a pintura na fachada da casa.

Em abril de 2016, servidores públicos, moradores e integrantes de movimentos sociais uniram-se, para revitalizar uma área na Quadra 501 do Trecho 1 do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. Um parquinho, lixeiras, bancos, canteiros e outras estruturas deixaram o lugar mais agradável. 

A Codhab batizou o projeto de Ações Urbanas Comunitárias. O trabalho foi feito em uma área de aproximadamente 1 mil metros quadrados. Além da Codhab, da Administração de Ceilândia e da comunidade, apoiaram a ação a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A Federação das Indústrias do DF (Fibra) doou as tintas.

QNR

A próxima área a receber o mutirão será a QNR, nos dias 08 e 15 de outubro. A proposta é a revitalização da praça que fica na QNR 02, juntamente com o Se Essa Rua Fosse Minha,  que tem data de início dia 19/09, e quando serão feitos reboco e pintura das fachadas das casas nas imediações da praça, com o apoio da Administração  de Ceilândia.


(Com informações e imagens da Codhab) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário