segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Circuito Cidadão na Rua



 
O Circuito Cidadão na Rua é uma ação frequente que envolve vários setores do governo e do terceiro setor, com o apoio da iniciativa privada, que tem o objetivo de atrair a população em situação de rua, buscando fazer contatos e aprofundar o conhecimento sobre a realidade deles, o que os mesmos têm passado e vivido, no sentido de captar quais são as principais demandas, explícitas e implícitas.

“Se as pessoas estão na rua, é por algum motivo que às levou a esta situação. E por isso temos que dispensar uma atenção especial para ouvi-los e acolhê-los com suas necessidades” disse o administrador de Ceilândia Ari de Almeida.

 Atuar em suas demandas imediatas, como habitação e tratamentos por dependência de substâncias psicoativas, e também suas demandas psicológicas. Tais demandas são evidenciadas a partir da escuta qualificada, realizada por equipe multidisciplinar preparada para organizar esse atendimento, na tentativa de alcançar as causas que levam o sofrimento social que os trazem para as ruas e quase sempre ao uso de drogas, além da prática de violência e ameaças à população.

                A grande equipe do Circuito Cidadão na Rua, que já ocorreu duas vezes com bastante eficácia ,vai de encontro com a população, fazendo a lógica invertida, ao invés de esperar que o indivíduo em situação de rua procure os serviços referentes às políticas públicas de saúde, assistência social, educação, segurança, dentre outras, a Administração Pública por meio de seus agentes e parcerias, com olhares e ouvidos voltados a essa população que por muitas vezes não tem voz, nem tem seus direitos atendidos, vai até as ruas para efetuar esse atendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário