quinta-feira, 24 de maio de 2012

CEILÂNDIA – UMA NOVA REALIDADE

Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX

A Administração de Ceilândia e o GDF estão mudando a realidade da maior cidade satélite do Distrito Federal.

“Nossa prioridade hoje égarantir a infraestrutura da cidade e resgatar a autoestima da população, queagora com nossas melhorias, começa acreditar em uma nova realidade” diz o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida.

Só em 2011 foram gastos cerca de 15 milhões com infraestrutura e obras em toda a cidade. Hoje com mais de 610 mil moradores, Ceilândia é uma das cidades que mais se desenvolve no DF.

Atualmente mais de 50 obras movimentam a cidade, e trazem uma nova realidade para a região.

Veja algumas das grandes obras que estão dando outra cara para nossa cidade:

No último sábado, dia 12 de maio, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o Administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, entregaram duas grandes obras: O Ginásio Regional de Ceilândia (1º Ginásio coberto da cidade) e 3 km de asfalto para a comunidade Vista Bela (área rural de Ceilândia).


O Governador e o Administrador também visitaram as obras que estão trazendo diversas melhorias para a Feira do Produtor de Ceilândia. Lá esta sendo substituído todo o piso (pedra onde são comercializadas as frutas, verduras, legumes e demais produtos da 2ª maior feira de hortifrúti do DF). O novo piso será laminado, com um reforço e durabilidade maior, além de levar mais higiene para a conservação dos alimentos. Em breve também será estendida a cobertura da feira, e outras melhorias deverão ser executadas.


Outra grande conquista da população local é a ciclovia da cidade,que recentemente a Administração e o GDF entregaram a terceira etapa,completando um trecho de 30 km. A quarta e última etapa já esta sendo executada a todo vapor. Em breve o circuito de 40 km estará completo. A população já está utilizando e agradecendo por mais essa grande obra.


Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Ceilândia e Taguatinga – APAED foi construída uma cobertura para a piscina.Uma reivindicação antiga dos Associados e toda comunidade.


Este mês o Governador Agnelo também esteve em Ceilândia para assinar a ordem de serviço para o inicio das instalações do “Na Hora” no Shopping Popular da cidade. Em breve a nova sede estará pronta, e levará milhares de moradores ao local, facilitando a comercialização dos produtos. Antes os feirantes reclamavam bastante do movimento.


Desde o ano passado, cerca de 200 rampas de acessibilidade foram construídas nas principais vias da cidade. As pessoas com deficiência agradecem, e o serviço continua.


O Programa “Ceilândia Iluminada”, que começou em 2011, está deixando a cidade totalmente iluminada. Todos os locais que durante a noite sofriam com uma escuridão total ou com pouca claridade agora estão recebendo uma iluminação de alta qualidade. Agora, ao andar no período noturno pela cidade, podemos observar as crianças brincando nos parquinhos, os jovens jogando futebol nas quadras e toda a população fazendo ginástica nos kits academias, namorando nos banquinhos e fazendo caminhada.


A cidade também está mais limpa. Desde que o projeto “CataEntulho” foi lançado no ano passado a limpeza melhorou bastante. O Cidadão liga para o telefone 3471-9853 e a Administração recolhe o entulho sem nenhum custo na casa do morador. Mais de 50 placas de proibição de lixo também foram instalas. Agora é muito importante o apoio e a conscientização da comunidade.


As oito feiras de Ceilândia estão passando pela primeira vez na história da cidade por grandes reformas, que estão levando mais higiene e comodidade tanto para os vendedores como para os consumidores.


Diariamente tem sido realizada uma força tarefa para desobstruir bocas de lobo, poda de árvores, roçagem do mato e limpeza em geral em diversos setores da cidade.


Mais de 30 praças foram reformadas e construídas em diversos setores. E o trabalho continua, em breve novas praças serão entregues.


Seis Centros de Saúde e o Centro Cirúrgico do Hospital Regional da cidade foram reformados.


Mais de 50 km de asfalto já foram substituídos desde 2011, e a operação tapa buracos acontece diariamente a todo vapor.


Mais de 50 km de calçadas que ficam ao redor dos canteiros centrais foram reformados e construídos.




O Setor Habitacional Sol Nascente começou a ser regularizado. E já foi iniciada a implantação da rede de esgoto na região. Em Abril deste ano o Governador Agnelo entregou mais de 300 geladeiras e mais de cinco mil lâmpadas para os moradores do setor e levou uma energia com qualidade e legalidade para a região.


Uma tão esperada obra está prestes a ficar pronta. A DF 459, que liga Ceilândia à Samambaia está quase finalizada. Em breve a população gastará menos tempo para se deslocar de uma cidade para outra. Mais desenvolvimento para nossa cidade.


Também temos construído diversos estacionamentos em todos os setores, principalmente próximo aos comércios, onde geralmente é difícil de encontrar uma vaga.


Construímos em 2011 a duplicação da via O2, esse ano, estamos terminando a via O1, duas importantes vias de entrada e saída da cidade que liga o Setor O à BR 070, locais que antes ocorriam diversos acidentes e provocavam grandes transtornos ao trânsito local. Agora a realidade é outra.


Em agosto do ano passado o Governador Agnelo Queiroz assinou decreto autorizando a construção de dez terminais rodoviários e a reforma de mais doze em todo o Distrito Federal. Em Ceilândia, o terminal do Setor “O” está sendo totalmente revitalizado, e receberá escadas rolantes, elevadores e uma moderna estrutura. Em breve o terminal do P Sul também receberá as obras que deixaram o local com uma nova cara. No Setor QNR também será construído um novo Terminal Rodoviário, uma reivindicação antiga da comunidade local.


Diversas obras também têm ocorrido graças ao esforço do Deputado Distrital Chico Vigilante, que têm destinado emendas parlamentares da câmara legislativa para grandes melhorias em Ceilândia, como as obras da Feira do Produtor, a Cobertura da Piscina da APAED, Iluminação de diversas quadras, reforma e construção de praças e outras prioridades que o Administrador Regional, Ari de Almeida, tem encaminhado ao gabinete do deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário