quarta-feira, 16 de maio de 2012

Secretaria de Esporte e Instituto Joaquim Cruz selecionam talentos do atletismo

Por ASCOM - Secretaria de Esporte
Jovens terão suporte técnico e bolsa auxílio para serem medalhistas nas Olimpídas de 2020. Inscrições começam nesta terça-feira (15)

A Secretaria de Esporte e o Instituto Joaquim Cruz estão selecionando atletas de 16 a 21 anos para se tornarem medalhistas olímpicos em 2020. Os jovens farão parte do programa Rumo ao Pódio Olímpico, que foi lançado na manhã de hoje (14), com a assinatura de Termo de Cooperação entre as duas entidades. O programa visa à formação de uma equipe de atletismo de alto rendimento. Todos os jovens – de ambos os sexos – que corram 600 metros em um tempo abaixo de 2 minutos pode se inscrever para a seleção. As inscrições terão início amanhã (15) e terminam no dia 30/5, e serão realizadas no Centro Olímpico de Ceilândia – Parque da Vaquejada, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os jovens irão participar da primeira etapa da seleção no próximo dia 02/06, quando será realizado um teste de 600 metros, de onde sairão 400 atletas para a próxima etapa. Nas semanas seguintes serão realizadas mais duas peneiras: uma irá selecionar 200 jovens e a próxima deixará 100 candidatos. Na última semana serão selecionados cinquenta atletas.

Estes cinquenta jovens treinarão durante oito semanas. Ao final dessa etapa, serão enfim selecionados os trinta atletas que irão compor a equipe do programa Rumo ao Pódio Olímpico. A partir de setembro, o grupo vai treinar com equipe técnica especializada e terá suporte de fisioterapeuta, psicólogo e assistente social, além de receber benefícios como vale alimentação, vale transporte, assistência odontológica e uma bolsa auxílio.

O objetivo do programa é a conquista de medalhas olímpicas nas provas de meio fundo e fundo (provas de 800m, 1.500m, 3.000m, 10.000m e maratona). Os testes e treinamentos da equipe serão realizados no Centro Olímpico de Ceilândia – Parque da Vaquejada.

Programa é pioneiro para o alto rendimento

Rumo ao Pódio Olímpico é um programa pioneiro para o esporte de alto rendimento, e o maior incentivo que o atletismo do DF já recebeu. Para o diretor executivo do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Vidal, o programa garante que, em 2020, os atletas atendidos pelo programa terão chances reais de conquista de medalhas. De acordo com ele, a categoria escolhida e o método de trabalho são frutos de estudos estatísticos. Vidal explica que Brasília tem os dois melhores resultados em provas de fundo – Joaquim Cruz é até hoje o único brasileiro a ganhar ouro olímpico em prova de pista (800m em Los Angeles) e a também brasiliense Carmem de Oliveira foi ouro nos 10 mil metros dos Jogos pan-americanos de Mar Del Plata, em 1995.

Faixa etária e treinamento ideais para preparação de medalhistas

Os métodos de seleção e preparação dos atletas propostos pelo programa foram coletivamente desenvolvidos pelo Instituto Joaquim Cruz, com base em estudos de casos de sucesso. De acordo com o diretor, o instituto obteve informações sobre os treinamentos realizados pelo grupo de elite da Marinha dos Estados Unidos, nos quais os testes são realizados com corridas de 600 metros e cujos treinamentos são em longo prazo.

A faixa etária escolhida para o programa é um detalhe importante do projeto. Serão selecionados atletas de 16 a 21 anos, porque essa é a idade ideal para que a meta do programa seja atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário